Com imposição das cinzas, católicos iniciam período de reflexão

EDITORIAL -

Data 13/02/2018
Horário 13:12

Após a folia carnavalesca, muitos fieis se voltam para si e passam a vivenciar o período quaresmal, que inicia amanhã, juntamente com a celebração da Quarta-Feira de Cinzas. São 40 dias de introspecção, de reflexão, tempo de conversão e proximidade com Deus.

Trata-se de uma temporada de 40 dias, subsequentes à Quarta-feira de Cinzas, em que os católicos e algumas outras comunidades cristãs se dedicam à penitência em preparação para a Páscoa. Amanhã, muitos religiosos seguem às missas para receberem as cinzas do sacerdote ou ministros da eucaristia, sob a frase “converte-vos e credes no Evangelho”. O cristão recebe uma cruz na fronte com as cinzas obtidas da queima das palmas usadas no Domingo de Ramos do ano passado.

Diante disso, dão início à quaresma que está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito. Diante disso, é o tempo litúrgico de conversão, que a igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender de nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.

As pessoas, principalmente os religiosos, podem utilizar desse tempo para refletir sobre a própria vida. Fazer uma avaliação dos seus atos; um exame de consciência e enumerar onde e como as atitudes podem ser melhoradas. É uma oportunidade para cada um se tornar uma pessoa melhor e encontrar respostas dentro de cada um a perguntas ainda sem explicações.

A igreja convida cada um a viver a quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. É um tempo de viver uma série de atitudes cristãs que ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.

Publicidade

Veja também