Com fim do ano letivo, jovens aproveitam período de férias

- SANDRA PRATA

Data 05/12/2018
Horário 09:41

Fim de ano é aquela época em que os jovens só pensam em uma coisa: férias. Em especial os estudantes. Em Presidente Prudente, as escolas e universidades começam a encerrar o ano letivo em menos de duas semanas. A primeira a fazer isso é a Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Presidente Prudente, que fecha o calendário letivo no dia 15 de dezembro. Nas escolas estaduais, de acordo com a Secretaria de Estado da Educação, as unidades encerrarão suas atividades em 21 de dezembro, mesmo dia que a FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) e Toledo Prudente Centro Universitário. Enquanto isso, a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e a Fapepe/Uniesp (Faculdade de Presidente Prudente) deixam de receber os alunos nos dias 17 e 19, respectivamente. Mas, com as férias em vista, o que fazer na cidade para aproveitar os dias de folga?

Se a resposta for reunir os amigos na praça, andar de bicicleta ou caminhar no Parque do Povo é válido frisar que a Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) já está cuidando das organizações dos espaços. De acordo com o secretário da pasta, Wilson Portella Rodrigues, a secretaria já começou um mutirão de limpeza, a fim de aparar gramas e podar árvores. “Estamos priorizando os locais que recebem mais pessoas”, expõe. Além disso, conforme explica, a época costuma reunir uma boa quantidade de gente no Balneário da Amizade, que também é de responsabilidade da pasta. “Dispomos de uma ampla área de recreação, com quadras de vôlei de praia, quiosques para realização de churrascos e campos de futebol. Já estamos acostumados e preparados para oferecer o melhor”, explica.

No geral, o secretário denota que os espaços são de “suma importância”, não apenas por colaborarem com a beleza e o paisagismo da cidade, mas também por incentivar a integração social e promover o convívio coletivo. “Fim de ano as pessoas recebem parentes, viajam para cá, é justo que tenham um local para poderem desfrutar e conhecer a cidade”, relata.

Falando em turistas, a Setur (Secretaria Municipal de Turismo), pasta responsável pelo Complexo Turístico Cidade da Criança, avisa que fará uma reunião, a fim de discutir e decidir como serão as atividades do local durante os meses de férias.

EM JANEIRO

Para aqueles que querem adentrar o mundo das artes e cultura, a Secult (Secretaria Municipal de Cultura) desenvolve, desde 2009, uma programação intitulada “Férias no Matarazzo”, especialmente voltada ao público jovem. Com início em 7 janeiro, o programa segue até o dia 25 do mesmo mês com atividades recreativas, sessões de cinema e oficinas. “São realizadas atividades diversificadas, desde contação de histórias até oficinas com materiais recicláveis e sessões de cinema”, informa a pasta.

As inscrições para participar das atividades são gratuitas e podem ser realizada entre o dia 7 e 11 de janeiro, das 8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira, na Biblioteca Infantil Benjamin Resende, no Centro Cultural Matarazzo. O endereço é Rua Quintino Bocaíuva, 749 – Vila Marcondes, em Presidente Prudente. De acordo com a pasta, o objetivo é fazer com que os jovens aliem as atividades culturais com a rotina de férias.

FIM DE FÉRIAS

Já no finalzinho das férias, a Paróquia Mãe da Igreja retorna com as atividades da Pastoral do Adolescente. De acordo com o coordenador Douglas Farias, o objetivo da iniciativa é, além de aproximar os jovens da palavra de Deus, promover atividades de conscientização que incentivam solidariedade e empatia com o próximo. “A ideia é rivalizar com o mundo digital e cheio de opções ruins. Na pastoral, o jovem terá o contato humano, fará novas amizades e ver que pode, sim, sair com os amigos, estar presente na fé e ser feliz ao mesmo tempo”, expõe.

Atualmente, segundo Douglas, a pastoral recebe aproximadamente 70 jovens de 13 a 17 anos. E, embora encerrem suas atividades neste sábado, é notório o aumento de fluxo em período de férias de julho – época em que realizam atividades. “Os jovens têm esse anseio de fazer atividades diferentes, então, sempre desenvolvemos reuniões dinâmicas e recreativas”, conta. Para participar, Douglas frisa que basta ir aos sábados, às 19h30, na sede da paróquia, localizada na Rua Padre João Goetz, 514 – Vila Euclides em Presidente Prudente.

Perfil

                                                                            Cedida

Nome: Vinícius Meneguetti

Idade: 24 anos

Curso: Publicidade e Propaganda

Escola: Unoeste (Universidade do Oeste Paulista)

Planos para as férias: Intercâmbio nos Estados Unidos

O Imparcial: Por que decidiu fazer intercâmbio nas férias? Como escolheu o destino?

Vinícius: Tudo começou quando tive uma conversa com um profissional de marketing, e ele me disse a seguinte frase: uma experiência no exterior é essencial para quem quer crescer no mercado de trabalho. Depois disso, comecei a pensar na possibilidade de aproveitar as férias para isso. Procurei algo que se encaixasse com meu perfil, que é ativo e sempre em busca de conhecer coisas novas. Assim, conheci o “Work & Travel”, um programa que oferece a oportunidade de passar as férias da faculdade nos Estados Unidos trabalhando para alguma empresa internacional. Então, achei uma ótima chance de aproveitar as férias, já estou em Aspen e ficarei até o dia 17 de março, que é quando retorno para a faculdade em Presidente Prudente.

Quais suas expectativas para essas férias em outro país? Como irá intercalar com o serviço?

Vou trabalhar com vendas e relacionamento com clientes em uma loja chamada Four Mountain Sports, de equipamentos esportivos e roupas de esqui. Sendo assim, espero que estando em contato eu aprenda a esquiar e fazer snowboard. Além disso, espero me envolver bastante com a cultura e o cotidiano norte-americano já que vou passar o Natal e ano-novo longe de casa.

Além disso, existem planos específicos? Algo em questão que esteja idealizando conhecer?

Ainda não parei para pensar muito nisso. Mas algo que já estou me preparando é me organizar para passar uns dias em Nova Iorque. Visitar alguns amigos que tenho em Atlanta também. Mas, de resto, ainda não tenho planos, porque tudo irá depender dos meus dias e horários de trabalho. Nesses dias, com certeza, estarei esquiando.

Pensando um pouco em contribuição acadêmica, como essas férias vão te ajudar na formação profissional?

Eu sempre acho que qualquer experiência que você consiga fazer durante os anos de faculdade, dentro ou fora de sala de aula, são válidas. Mesmo que não seja exatamente na sua área de atuação, é válido para o mercado de trabalho. Eu sempre gostei de marketing e sempre pensei em atuar em uma empresa de grande porte que lide com campos internacionais, e vale lembrar que os norte-americanos são muito diferentes de brasileiros, saber lidar com povos diferentes é um diferencial. E nisso a minha vivência vai ajudar, terei colegas de trabalho norte-americanos, convivência. Com isso, tenho certeza que será uma experiência muito boa para aprender sobre o comércio exterior e a relação com pessoas.

Para finalizar, como lidará com a experiência de passar as festas de fim de ano longe de casa?

Eu vou morar com mais cinco brasileiros, inclusive uma amiga de faculdade, estamos todos na mesma situação. O segredo é não pensar nas dificuldades e aproveitar a tecnologia a nosso favor. Meus pais foram os que mais me apoiaram nessa viagem, estaremos sempre em contato por Whatsapp e Facetime. Vamos preparar nossa própria ceia de Natal e celebrar no estilo norte-americano. Estou tentando pensar 100% positivo, porque sei que não terei outra oportunidade como essa, então, quero aproveitar o máximo que eu puder essas férias.

DICAS DE SÉRIES

Riverdale (2017)

                                                                     Divulgação

Para aqueles que estão de férias, mas, mesmo assim, gostam de séries que se passam no ambiente escolar, Riverdale é uma opção. A série disponível na Netflix se passa no colégio Riverdale High. Local que muda drasticamente após a morte de um dos alunos, Jason Blossom. Com isso, a cidade pequena se torna, ao poucos, o centro das atenções e um cenário perfeito para investigações. Os amigos Verônica, Betty, Archie e Jughead começam uma busca para saber os motivos e os culpados do suposto assassinato do jovem. Nesse tempo, descobrem outros fios soltos na história que conhecem de suas famílias e do local onde vivem. O programa é perfeito para quem quer aproveitar os dias de folga em casa.

Fuller House (2016)

                                                                     Divulgação

O remake da série que originalmente foi lançada em 1987, traz a história da família Tanner. Desta vez, a matriarca DJ Tanner-Fuller tem uma missão: cuidar dos três filhos sem o auxílio do falecido marido. O enredo é uma ótima opção para quem quer passar as férias rindo sobre coisas comuns do cotidiano familiar. Com adolescentes rebeldes e crianças em fase de crescimento, o seriado tem episódios que duram 30 minutos. Ou seja, pode ser intercalada com outras atividades de lazer. Além disso, para alguns críticos, a série é uma volta aos anos 90.

Sherlock (2010)

                                                                      Divulgação

Com apenas três episódios em cada uma das quatro temporadas disponíveis na Netflix, a série é “curta”, mas possibilita uma longa viagem sem sair de casa. Contando a história do famoso detetive inglês, Sherlock Holmes, a trama te leva para as ruas de Londres por meio das histórias de investigação. Prato cheio para quem quer viajar nas férias, mas não quer gastar dinheiro. Além disso, a série exercita o raciocínio lógico e o pensamento estratégico, bem como a atenção e a concentração em detalhes.

AGENDA

Cine Bosque – Sonata de Outono

Data: Hoje

Local: Bosque do Sesc Thermas 

Endereço: Rua Alberto Peters, 111 - Jardim das Rosas

Telefone: 3226-0400

Horário: 20h30

Preço: Gratuito

Atividade: O filme trata a história de uma mãe e uma filha que se reencontram após oito anos. A mãe vai passar férias na casa da filha e tudo parece bem até que uma sonata traz à tona rancores do passado e tudo se vira em um tipo de acerto de contas.

Duo para dois perdidos

Data: Hoje

Local: Praça Nove de Julho

Endereço: Rua Tenente Nicolau Maffei, s/n – centro

Telefone: 3226-0400

Horário: 17h

Preço: Gratuito

Atividade: A apresentação de dança se baseia no universo do texto teatral “Dois perdidos numa noite suja”. A abordagem traz a relação entre dois mundos corporais extremamente distintos em coque e diálogo a partir de suas singularidades.

Modos de acessar com lideranças comunitárias

Data: Amanhã

Local: Na área de convivência do Sesc Thermas

Endereço: Rua Alberto Peters, 111 - Jardim das Rosas

Telefone: 3226-0400

Horário: 10h às 12h

Preço: Gratuito

Atividade: O evento discute e reflete sobre ações realizadas em 2018 em prol do apoio às pessoas com deficiência de Presidente Prudente. Os convidados são educadores e representantes de instituições de ensino da cidade, com o objetivo de criar uma agenda de intenções positivas e dar o protagonismo para a pessoa com deficiência nesse processo de acessibilidade.

Publicidade

Veja também