Com espaços alternativos, Oficinas Culturais visam aproximar população

Ao todo são 70 vagas para quatro atividades que ocorrerão nos locais convencionais do Matarazzo e na Praça da Juventude e Longevidade da Cohab

VARIEDADES - SANDRA PRATA

Data 19/09/2018
Horário 05:15

O Programa Oficinas Culturais gratuitas da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) já é tradição para aqueles que querem estar inseridos no meio cultural. O convênio da pasta com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo inova desta vez. Com 70 vagas para quatro cursos, a ideia é descentralizar as atividades do Centro Cultural Matarazzo. A organizadora da ação, Erica Viana Fernandes, explica que a ideia é aproximar a sociedade. Por isso, além dos espaços convencionais como Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes, Espaço Laje e Teatro Paulo Roberto Lisboa, neste ano, optarão também por locais alternativos. Como é o caso da Praça da Juventude e Longevidade da Cohab em Presidente Prudente.

As oficinas disponíveis são: Edição de Vídeos, com 10 vagas voltadas para aqueles que têm interesse em conhecer as ferramentas básicas de Programas Livres bem como técnicas de edição de vídeos e curtas-metragens; já a oficina de Vivência, busca aproximar o público da linguagem estética e cênica de uma produção além e aprofundar discussões e reflexões sobre o universo teatral. Enquanto isso, na oficina de Iluminação Cênica, os interessados irão aprender conceitos de ensaios fotográficos desde história da fotografia a enquadramentos e regras de captura de retratos e iluminação. A última e não menos importante, é a oficina de Cultura e Redes Sociais escolhida para dar vida à praça da Cohab, ajudará as pessoas a se capacitarem com o manuseio de ferramentas como internet e sites de redes sociais. Cada uma das últimas três possui 20 vagas abertas.

Segundo Érica, levar essas oportunidades até locais incomuns, democratiza a cultura e faz com que o alcance seja muito maior. “Já trabalhamos outras vezes com essa ideia, principalmente com apresentações, percebemos que garante público e que conseguimos transmitir as informações que queremos e difundir muito mais a arte na sociedade”, explica.

 

Frutos colhidos

De acordo com a organizadora, a chance de poder unir forças com a secretaria estadual é única e a população só tem a ganhar. “Amplia o leque, possibilita trazer novidades, coisas inovadoras e atuais, oferece mais recursos para desenvolver cada vez mais projetos”, pontua.

Prova disso é a oficina cultural de DJ que já começou suas atividades no Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antonio Sandoval Netto. “Trabalhamos aspectos modernos da discotecagem em um cenário que vai de frente com a modernidade como o museu, a ideia é trazer reflexão sobre como os tempos evoluíram e mudaram”, explica.

E a procura foi muito boa, conforme a mesma, e o objetivo é continuar assim, despertando o interesse da população pela arte e promover o incentivo na cidade.  

 

Arte na praça

Nádia Fuim é oficineira da “Cultura Digital e Redes Sociais” e trará para a Praça da Juventude e Longevidade da Cohab o trabalho com a imagem e a forma como ela deve ser exposta nas redes sociais. “Trabalho com moda, então abordo bastante essas questões visuais, principalmente a forma que a nossa imagem deve ser passada para que seja usada a nosso favor”, explica.

Os participantes, segundo Nádia, aprenderão a trabalhar harmonização de cores e usar da imagem de forma adequada. “Acho interessante a proposta de trazer essas inciativas para ambientes alternativos, porque muitas pessoas não ficam nem sabendo que essas oficinas existem e levar até elas, dá diferença”, frisa.

 

Box

Oficinas:

Edição de Vídeos

Profissional - Talita Pereira Torres de Almeida Cristovão Borges Galindo.

Público-Alvo: Interessados com 12 anos ou mais.

Número de Vagas: 10 (turma única)                

Período: terças e quinta – 14h às 17h

2 de outubro a 1º de novembro de 2018

Local: Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto

Carga horária: 30h

Inscrições: 3 a 26 de Setembro de 2018.

 

Vivência

Profissional: Mileni Vanalli Roéfero

Público-Alvo: atores, profissionais do teatro e demais interessados.

Número de Vagas: 20 (turma única)

Período: 22 a 30 de Setembro de 2018.

Sábado – 13h30 às 17h30

Domingos – 9h às 11h e 14h às 17h

Local – Sala 23 Escola de Artes e Espaço Laje

Carga horária: 21h (sendo 16h presencias e 05h não presenciais) 

Inscrições – 20/08/2018 a 20/09/2018 – Balcão de Informações

 

Iluminação Cênica

Profissional: Mauro José dos Prazeres Junior (Mauro Junior)

Público-Alvo: atores e profissionais do teatro.

Número de Vagas: 20 (turma única)

Período: 06 e 07 de Outubro de 2018.

Sábado e Domingo

Horário: 8h às 12h e 13h às 19h

Carga horária: 20h

Local: Espaço Laje e Teatro Paulo Roberto Lisboa

Inscrições: 3 a 28 de Setembro de 2018.

Balcão de Informações Centro Cultural Matarazzo.

 

Cultura Digital e Redes Sociais

Profissional: Nádia Fuim

Público-Alvo: todos os interessados com idade acima de 12 anos.

Número de Vagas: 20 (turma única) sendo disponibilizados 10 computadores. Para os demais interessados levar notebook pessoal.

Período: 3ª e 5ª feiras – 14h às 17h

02 a 30 de Outubro de 2018.

Local: Praça da Juventude e Longevidade da Cohab

Carga horária: 26h

Inscrições: 3 a 28 de Setembro de 2018.

Eliane Ferrari Chagas - Coordenadora dos Direitos da Pessoa com deficiência

Local de inscrições: Rua Adelino Rodrigues Gatto, 1.225.

8h30 às 11h30 e 14h às 17h.

 

 

Publicidade

Veja também