Com chipagem e exame para leishmaniose, CCZ faz plantão neste sábado no Monte Carlo

Órgão informa que este foi o primeiro bairro escolhido pelo fato de ter registrado um número expressivo de animais diagnosticados com a doença nos anos 2018 e 2019

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 24/01/2020
Horário 14:16

Em Presidente Prudente, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), realiza o primeiro plantão deste ano para chipagem e coleta de sangue de cães para diagnóstico de leishmaniose. Será amanhã, das 8h às 16h, na Rua Adelaide Marasso Belão, na praça do Wi-Fi do Residencial Monte Carlo.

O órgão informa que este foi o primeiro bairro escolhido pelo fato de ter registrado um número expressivo de animais diagnosticados com a doença nos anos 2018 e 2019. “A população deve estar sempre alerta aos sinais e sintomas da leishmaniose, tanto no cão como no humano. Além disso, aconselhamos que os responsáveis pelos cães coloquem a coleira repelente no animal, aumentando assim a proteção deles”, reforça o CCZ, que orienta ainda que toda matéria orgânica deve ser eliminada.

Em relação aos sinais e sintomas da doença, no cão são emagrecimento, fraqueza, queda de pelos, vômito, febre regular, crescimento das unhas e feridas que não cicatrizam. “Caso o animal apresente esses sintomas, ele deve ser levado ao CCZ para que passe por exame para diagnóstico da doença”, ressalta.

Já no humano, os sintomas são febre prolongada, tosse seca, emagrecimento, aumento da região abdominal (pois a doença pode aumentar o fígado e o baço), diarréia e, em casos mais graves, sangramento na boca e intestino.

Publicidade

Veja também