Com 663,1 mil eleitores, região vai às urnas hoje

Por conta de biometria, 18,8 mil ficarão impedidos de votar; 2.077 urnas serão disponibilizadas e 8.730 pessoas trabalharão

REGIÃO - ANDRÉ ESTEVES

Data 07/10/2018
Horário 05:00
Arquivo - Região de Prudente contabiliza 7.927 mesários durante as votações
Arquivo - Região de Prudente contabiliza 7.927 mesários durante as votações

O número de cidadãos aptos para ir às urnas hoje representa 74,41% da população que reside nos 53 municípios da 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo. De acordo com levantamento feito junto ao site do TSE-SP (Tribunal Superior Eleitoral), a região possui 663.123 eleitores, enquanto a quantidade de habitantes, segundo a estimativa mais recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é de 891.130. Em relação ao sexo dos votantes, as mulheres (345.925) respondem por 52,16% do eleitorado, ao passo que os homens (316.241) correspondem a 47,68%. Outras 957 pessoas não tiveram o sexo informado.

Em contrapartida, 18.822 mil pessoas ficarão impedidas de exercer o voto, o que representa 2,11% da população regional. Isso porque o TSE cancelou os títulos de eleitores daqueles que não compareceram ás zonas eleitorais para realizar o cadastramento biométrico. Na região, o procedimento era obrigatório em Caiabu, Indiana, Inúbia Paulista, Junqueirópolis, Lucélia, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Piquerobi, Pracinha, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Santo Anastácio e Taciba.

59 locais e 527 seções

Em Prudente, os eleitores aptos passarão por um dos 59 locais para votação, que, juntos, abrigam 527 seções eleitorais. Os dados foram fornecidos pelas próprias unidades à reportagem de O Imparcial e revelam que, neste ano, todos os ambientes estarão disponíveis para justificativa, diferente do que ocorria até então. A única alteração realizada para o pleito de 2018 foi a transferência dos votantes da unidade do Morumbi da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia) para o Colégio Átomo.

Nesses locais, a acessibilidade também foi garantida. Cada uma das 30 unidades eleitorais da 101ª ZE (Zona Eleitoral) e das 29 de responsabilidade da 402ª ZE dispõe da chamada seção especial, que tratam-se de espaços com rampas e sem escadas. Para receber pessoas com deficiência visual, as urnas eletrônicas também contam com teclas em braile.

Já para analfabetos, há a possibilidade de inserção de fones de ouvido que narram os procedimentos de voto. Em relação aos presos, Irapuru e Tupi Paulista adaptarão as unidades da Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) e as penitenciárias masculina e feminina para receberem seções eleitorais, que devem contemplar 134 votantes.

2.077 urnas

Ao todo, os 53 municípios da região contarão com 2.077 urnas eletrônicas para as votações deste domingo. Segundo cartórios eleitorais, alguns fatores asseguram a credibilidade no momento da apuração, como ausência de contato do aparelho eletrônico com a internet e o uso de criptografia. A falta de energia não é capaz de comprometer o andamento das eleições, uma vez que os equipamentos possuem baterias para o funcionamento, garantindo a computação dos votos para o horário previsto. Em caso de quebra, o cartório é contatado e urnas de contingência, também lacradas, estarão preparadas para eventual substituição.

O processo eleitoral, no entanto, não é constituído apenas de urnas, como também de recursos humanos. Levantamento realizado por este periódico detectou que, juntas, as 17 zonas eleitorais que compõem a 10ª RA somam 8.730 pessoas que trabalharão hoje, sendo a maior parte (7.927) formada por mesários, seguida dos 673 que foram escalados para a função de apoio logístico. Na contagem, há ainda os servidores do TRE (40) e servidores requisitados (50) ou temporários (40).

 

 

Publicidade

Veja também