Com 58 casos de dengue, VEM aponta cenário preocupante em Prudente

Além disso, há 513 notificações e outros 302 exames aguardando resultados; maior concentração é na área 7, compreendida pelos bairros Morada do Sol, Belo Galindo, Guanabara, entre outros

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 28/01/2020
Horário 17:37

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), atualiza hoje os dados referentes à dengue em Presidente Prudente. Agora, são 58 casos positivos, 513 notificações e outros 302 exames aguardando resultados.

Embora os casos estejam registrados em várias localidades, a maior concentração é na área 7, com 16 catalogações positivas. Este setor é compreendido por bairros como Morada do Sol, Belo Galindo, Guanabara, entre outros. Na sequência, com 15 registros, consta a área 4, que abrange Planaltina, Cambuci, Itapura, José Rotta, entre outros.

Ainda na relação consta a área 3, com nove casos. Esta compreende o Centro Sul, em bairros como Colina, São Jorge, Bongiovani, Cinquentenário, entre outros. Já as áreas 1 e 2 têm seis registros positivos cada. Na 1, constam bairros como Vale do Sol, Ana Jacinta, Vista do Vale, e outros; e na 2, Santa Paula, Cedral, Cohab, e outros.

Já a área 5 contabiliza quatro casos. Esta é a Centro Norte, sendo a Vila Estádio, Ocidental, Aviação, e outros. A área 6 tem dois registros positivos e abrange bairros como Maré Mansa, São Paulo, Iguaçu, e outros. Já os distritos, considerados como área 101, ainda não têm registros positivos.

A supervisora da VEM, Elaine Bertacco, conta que o órgão recebeu o larvicida e que o produto começará a ser utilizado a partir de amanhã durante a realização do BCC (Bloqueio do Controle de Criadouros).

“Ele é usado em locais onde é possível fazer a remoção, como em piscinas ou caixas d'água abandonadas. Aqueles que são passíveis de remoção, como bacias e outros recipientes, solicitamos ao morador que faça”, explica.

Ela ressalta que a Vigilância aguarda também o inseticida, normalmente utilizado na nebulização, que é o procedimento responsável por eliminar o Aedes aegypti na forma adulta. “A melhor forma de prevenir é não deixando o mosquito nascer, ou seja, eliminando todos os criadouros”, acrescenta.

Por fim, Elaine enfatiza que o cenário em Prudente é "preocupante", pois, segundo o histórico epidemiológico da cidade, os meses com aumento expressivo no número de casos eram março e abril.

“Começamos o ano com incidência de casos, número expressivo de notificações e um óbito suspeito, condições que formam um cenário extremamente preocupante. Cada um tem que se responsabilizar pelo seu espaço e fazer sua parte. Estamos colocando em risco nossas famílias, nossa saúde", conclui.

Publicidade

Veja também