Colesterol alto pode causar infarto

Alimentação natural ajuda a prevenir os riscos do acúmulo de gordura nas artérias, além de abaixar os níveis de doenças relacionadas

PRUDENTE - PEDRO SILVA

Data 31/10/2019
Horário 09:14
Arquivo - Alimentos gordurosos aumentam os riscos de doenças
Arquivo - Alimentos gordurosos aumentam os riscos de doenças

Carnes vermelhas, queijos amarelos e leite de vaca são alimentos muito gostosos, mas, em excesso, podem acarretar problemas de saúde. O alto nível de colesterol é algo grave, e se não for controlado pode causar derrames e infartos, além de danos a células cerebrais. Colesterol é toda a gordura de origem animal. Os níveis dessa gordura devem ser controlados. Segundo a nutricionista de Presidente Prudente, Patrícia Zacharias, alimentos que contêm gorduras trans e saturada devem ser abolidos por aqueles que desejam uma vida saudável.

Existem dois tipos de colesterol: o ruim, chamado de LDL, e o bom, o HDL. Para o LDL, os níveis apresentados nos exames de sangue não devem ultrapassar 100. Já em relação ao HDL, é ideal estar acima de 35. O colesterol bom ajuda a diminuir o acúmulo de gorduras nas veias e artérias do corpo.

TENHO COLESTEROL

ALTO, E AGORA?

O alto índice das gorduras pode ser apresentado de duas maneiras, sendo causado ou pelo exagero em ingestão de alimentos gordurosos, ou pela genética. Nos dois casos, a nutricionista recomenda acompanhamento médico, alimentação saudável e exercícios físicos.

Alimentos ricos em fibras, como legumes, verduras e frutas. A especialista recomenda comer frutas com casca – quando possível, como maçãs, peras, etc – e legumes crus. Segundo ela, a alimentação saudável pode diminuir em até 25% o nível do colesterol no sangue. Gorduras trans e saturadas devem ser evitadas ao máximo, assim como o excesso da carne vermelha. É recomendada a ingestão de comidas naturais, e nas carnes optar por peixes, como atum, salmão e sardinhas, aves, e, por último, carnes vermelhas magras.

Quando o alto nível de gorduras tem causa genética – o chamado colesterol endógeno -, são necessárias medicação e a manutenção de uma vida saudável. A nutricionista ressalta que castanhas e alimentos naturais diminuem o nível de gorduras no sangue e ajudam a prevenir doenças relacionadas.

Publicidade

Veja também