Coleções contam a história

​​​​​​​Itens históricos, belos e raros são expostos por colecionadores da região sul, sudeste e centro oeste, no Prudente Parque Shopping a partir desta sexta-feira

VARIEDADES - PEDRO SILVA

Data 15/11/2019
Horário 06:20
Cedida: Colecionadores têm acervos diversos, desde pequenas moedas, até bicicletas e carros antigos, todos em conservação impressionante
Cedida: Colecionadores têm acervos diversos, desde pequenas moedas, até bicicletas e carros antigos, todos em conservação impressionante

Grandes coleções, com itens históricos, curiosos e belos, estarão presentes em mais um Encontro Nacional da Associação Prudentina de Multicolecionismo. Coleções numismáticas (moedas e cédulas antigas e únicas), filatélicas (selos e cartões), de bicicletas, da marca de refrigerantes Coca-Cola, de canetas, relógios, e muitas outras são apresentadas de hoje até domingo, no Prudente Parque Shopping, com entrada para o evento totalmente franca, com a possibilidade de doação e um quilo de alimento não perecível.

Segundo o organizador do evento, Luiz Viacoins, Prudente já tem uma associação de colecionadores desde a década de 1970, porém esta ficou muitos anos desativada. Com o advento da internet, foi reaberta, com a facilidade da troca de informações e conhecimentos. “O colecionador é bem diferente de um acumulador. Nós temos objetivos específicos, sabemos a raridade de peças e seu valor histórico”, pontua.

A organização contabiliza 15 mesas cadastradas para expor os itens. “Fizemos um convênio com o hotel Portal d’Oeste, pois virão colecionadores de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Mato Grosso”.

“O COLECIONADOR NÃO SÓ COLECIONA OBJETOS, MAS TAMBÉM EXPERIÊNCIAS, E NÓS TEMOS HISTÓRIAS”
 Luiz Viacoins

Segundo Luiz, os encontros já foram reconhecidos por revistas especializadas no tema por sua estrutura e abrangência.

VALOR E CONTEXTO HISTÓRICO
“O colecionador não só coleciona objetos, mas também experiências, e principalmente amigos, e nós temos histórias. Com os itens que temos, conseguimos entender a história daquele povo, os costumes da época, desde os designers, geografia e até economia”, explica Luiz, colecionador numismático.

O evento não terá taxa para ser visitado, porém, uma caixa para doação de alimentos não perecíveis será disposta na entrada do evento. “Se você levar nada, poderá visitar e ver todas as coleções sem problemas. Mas, pedimos para ajudar causas sociais, algumas pessoas vêm sem saber disso e quando saem acabam voltando com um item que acabaram de comprar para doar”, destaca Luiz.

SERVIÇO
O evento será próximo a praça de alimentação do Prudente Parque Shopping a partir de sexta-feira, até o domingo, 17 de novembro, a partir das 10h até 22h, menos no domingo, onde o horário será até as 18h.
A entrada é franca, e aberta para todos os públicos.
O Prudente Parque Shopping se localiza na Rua Siqueira Campos, 1545, Vila São Jorge.

 

Publicidade

Veja também