Cohabão mantém plantão noturno para moradores do Santa Eliza

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 06/05/2018
Horário 10:59
José Reis, Prefeitura estudava redução em atendimento de PA, mas recuou
José Reis, Prefeitura estudava redução em atendimento de PA, mas recuou

Anúncio feito pelo prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB) na tarde de quinta-feira trouxe alívio para os moradores do Jardim Santa Eliza, em Presidente Prudente. Desde que a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que encurtaria o horário de funcionamento do PA (Pronto Atendimento) da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cohab até as 22h, a população do bairro estava preocupada com o acesso ao atendimento médico em situações de emergência no período noturno. No entanto, a administração voltou atrás e decidiu manter os atuais moldes da unidade, que atende das 7h às 17h como posto de saúde e adota regime de plantão entre as 19h e 7h da manhã seguinte.

Um dos motivos que levou Bugalho a mudar de decisão foi, segundo ele, a comoção popular observada em toda a cidade. No Jardim Santa Eliza, não foi diferente, uma vez que o Cohabão é responsável por atender toda a demanda do local. Diante disso, munícipes mobilizaram um abaixo-assinado justamente com o objetivo de impedir que a alteração fosse concretizada.

Na quarta-feira, a reportagem esteve no bairro para entender quais seriam as implicações desta situação na vida dos moradores. Naquela ocasião, o aposentado Antônio Sambinello de Oliveira, 73 anos, estava receoso quanto ao deslocamento dos moradores para uma unidade 24 horas, considerando que o Ana Jacinta fica a mais de sete quilômetros do Santa Eliza. “Quem não tem transporte próprio precisaria contar com a ajuda dos vizinhos”, comenta o residente, que acredita que antes de anunciar cortes para a população, a Prefeitura deveria reavaliar o salário dos vereadores e dos secretários municipais.

A dona de casa Eugênia Maria Nicoluci, 62 anos, ponderou que a necessidade de estudar uma possível redução de horários só mostra como o Executivo está “despreparado” para a gestão de recursos. “Querem mostrar serviço, mas não se programam direito. Se não possuem verba, a alternativa não é tirar profissionais de saúde daqui”, considera. A dona de casa Zilda Aparecida Moreira Ribeiro, 56 anos, também lamentou uma eventual mudança no atendimento, já que a proximidade com o Cohabão favorece os usuários em situações emergenciais. “Além disso, haveria um grande tumulto nas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento), já que toda a demanda se concentraria nelas”, pontua.

 

“Esforço significativo”

De acordo com a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), o Executivo optou por manter os horários inalterados mesmo com a abertura da nova UPA da zona norte, cuja data de inauguração precisou ser novamente prorrogada, passando de 26 de maio para 30 de junho. A pasta completa que a Prefeitura tem feito um “esforço significativo” para inaugurar a referida UPA e ainda manter a unidade do Ana Jacinta e os PAs da Cohab e do Santana, que também teria o funcionamento reduzido caso a medida não fosse revogada.

 

Dados estruturais

Ano de implantação: 12/09/1978

Área de loteamento: 101.106,33 m²

Área verde: 10,120 m²

Quadras: 15

Construções: 248

Terrenos baldios: 20

População estimada: Cerca de 1,3 mil pessoas

Fonte: Secom

 

SERVIÇO

A população pode promover suas reclamações, críticas e elogios sobre o bairro em que reside. O contato deve ser feito com os profissionais da Pauta, por meio do pauta@imparcial.com.br, do telefone 2104-3732 ou do WhatsApp 99104-8537.

Publicidade

Veja também