CNH Digital promove praticidade ao condutor

PRUDENTE - SANDRA PRATA

Data 10/05/2018
Horário 09:35

Tirar “a carta” é quase um ritual de amadurecimento aos 18 anos. E o pedaço de papel plastificado, que serve para te classificar como apto a dirigir, está ganhando um irmão mais moderno, a CNH Digital. Fiscalizar e andar dentro dos parâmetros da lei ficou ainda mais fácil.  A versão digital da carteira teve início em fevereiro e facilita desde o trabalho da polícia na verificação da veracidade de informações até o do condutor que não corre mais o risco de esquecer o documento em casa.

Implantada aos poucos nos Estados do país, a novidade é gratuita e já está presente em Presidente Prudente. Para retirar a versão digital do documento, é necessário que a sua versão impressa esteja regular, sem suspensões, e que possua QrCode (aquele código de barras em formato de quadrado, que fica na parte interna do documento). Caso não possua, é preciso retirar uma segunda via do documento com uma taxa no valor de R$ 42,41. Feito isso, deve ser agendado um atendimento no Poupatempo por meio do site poupatempo.sp.gov.br ou pelo celular com o aplicativo SP Serviços. Conforme o site do Poupatempo, na hora do atendimento, o cidadão deve estar com o celular em mãos, informar o DDD, número de celular e e-mail.

Ainda conforme o portal do órgão, o habilitado deve baixar o aplicativo da CNH Digital em seu celular, disponível para Android e iOS. No aplicativo, deve utilizar a senha de acesso ao Portal do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), no qual o login é o CPF do condutor, e digitar o código de ativação do app. “O aplicativo vai pedir a criação de uma senha simples, que deve ser digitada sempre que acessar a CNH Digital, mesmo sem internet”, informa o site.

De acordo com o especialista de trânsito, Manoel Silva Félix da Costa, a CNH Digital é vantajosa principalmente por possuir QrCode. “É uma CNH mais confiável e mais fácil de fiscalizar, não precisa entrar em vários sistemas para confirmar se é falsa ou não, com QrCode fica mais difícil a falsificação”, explica.

Novidade

Apesar de ainda não fazer uso da novidade, o mototaxista Alisson da Silva já ouviu falar da CNH Digital e acredita que é uma vantagem por questão de praticidade. “Evita rasgar, rasurar, esquecer em casa, fica bem mais prático”.

 

Para baixar a CNH Digital, basta acessar a loja de aplicativos de seu smartphone e procurar por CNH Digital. O download é gratuito.

Publicidade

Veja também