Climatempo prevê mês mais seco na região de Prudente

REGIÃO - SANDRA PRATA

Data 06/01/2019
Horário 06:45

O primeiro mês do ano normalmente é conhecido pela quantidade de chuvas. No entanto, de acordo com o Instituto Climatempo, em 2019, na região de Presidente Prudente, janeiro terá chuvas um pouco abaixo da média - de 218 milímetros. Nesse contexto, a expectativa é de que chova menos da metade que o mesmo período de 2018 que, conforme o instituto, teve chuvas quase duas vezes mais que o esperado. “Não é normal chover tanto, no ano passado isso se explicou pela influência do fenômeno La Niña, agora é resultado a influência do El Niño fraco”, diz.

Porém, conforme o site oficial do Climatempo, 2018 ainda está formando um El Niño o que significa que vários critérios devem ser analisados até que de fato se comprove o fenômeno. “El Niño e La Niña são fenômenos de escala planetária que interferem no clima de muitos países, em alguns benéficos em outros não”, informa. No Brasil, conforme explica, em anos como esse de possível El Niño, o Nordeste sofre mais com a seca, por exemplo. “A tendência realmente é que as temperaturas subam, o verão tende a ser muito mais quente do que no ano passado, a sensação mais forte de calor permanece durante a estação”, ressalta.

Ainda conforme o instituto, a região Sudeste do Brasil – na qual está localizada o Estado de São Paulo – janeiro e, principalmente, fevereiro tendem a ter picos de temperatura mais elevados. “Ondas de frio que apareceram até o início de dezembro agora não surgem mais, em fevereiro haverá diminuição drástica das chuvas e em janeiro de forma geral”, informa. A umidade retoma na região Sudeste apenas em março, porém o Climatempo ressalta que as chuvas ficarão dentro da média esperada para o mês. “Será um verão com um pouco de chuva e calor”, conclui.

Cadê a chuva?

Apesar da baixa, o instituto reforça que a região irá ganhar episódios chuvosos com maior intensidade no final do mês de janeiro. “O verão será marcado por sol, calor e pancadas de chuva, o calor tende chamar a atenção da população neste verão”, explana.

Publicidade

Veja também