Climatempo prevê geada neste sábado em Prudente

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 05/07/2019
Horário 11:57
José Reis - Primeira semana de julho é marcada por chuva e baixas temperaturas em Prudente
José Reis - Primeira semana de julho é marcada por chuva e baixas temperaturas em Prudente

De acordo com o Climatempo, esta primeira semana de julho de 2019 marca uma grande e radical mudança no tempo por toda a região Sudeste do Brasil. Uma frente fria vai trazer chuva, raios, ventos fortes e acentuada queda da temperatura. Nesse cenário, em algumas cidades foi apontada a possibilidade de geada, que também é o caso de Presidente Prudente. A previsão é ainda mais forte para amanhã.

O que pôde ser comprovado, ao analisar o clima dos últimos dias. As temperaturas já estavam mais baixas e, inclusive ontem, com a amostra de um céu mais carregado, nublado, com possibilidade de chuva ao longo do dia. A temperatura mínima registrada na cidade até o início da noite, conforme o Climatempo, foi de 19ºC. Pelo CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional De Pesquisas Espaciais), foi de 16ºC.

E a partir de hoje, a tendência é baixar ainda mais as temperaturas, chegando à mínima dos possíveis 5ºC, no sábado. “A forte massa de ar frio de origem polar que atua sobre a região Sul será reforçada na sexta-feira [hoje] e invade o país. As temperaturas vão ficar muito baixas em todo o Estado de São Paulo, e há condições para geada em Presidente Prudente principalmente no sábado”, pontua o Climatempo.

O instituto também pede a atenção da população, uma vez que o avanço da frente fria vai provocar “muita chuva” sobre a região. E como essas frentes são dinâmicas, como explica o meteorologista José Tadeu Garcia Tommaselli, logo começa a esquentar de novo, mas haverá essa oscilação. “Geralmente a frente fria perdura por uma semana”, lembra.

E é comum, ainda de acordo com ele, que os meses de junho e julho sejam os mais frios do ano, o que já é característico. “Vai esfriar bem, mais que os anos anteriores. É uma frente fria grande”, finaliza Tommaselli.

Publicidade

Veja também