Cinema com energia solar chega a Montalvão no dia 14 de maio

Projeto é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido à fonte limpa e renovável; no evento, serão apresentadas nove produções de cinema gratuitas

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 05/05/2019
Horário 06:30

Imagina um cinema em uma van que exibe filmes com energia solar. Ele existe e viaja pelo Brasil. O Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido à energia limpa e renovável. O projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade através de oficinas artísticas e lúdicas.  No dia 14 de maio, na Praça João Mauri (Praça do Wi-Fi), no distrito de Montalvão, às 19h e às 20h, o Cinesolarzinho apresenta nove produções de cinema com a temática ambiental, gratuita ao público.

A proposta é realizar o circuito infantil Cinesolarzinho. As atividades contemplam um dia de evento com: duas sessões de cinema com 40 min de curtas-metragens infantis voltados para toda a família. Cada sessão será mediada por um apresentador que fará a relação entre os filmes e o público.

 

O projeto

O Cinesolar conta com um furgão equipado com um sistema de captação de energia solar, capaz de gerar a própria energia para alimentar toda sua estrutura. Desde o início das atividades, em 2013, o projeto realizou 916 sessões com a exibição de mais de 100 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas em 345 cidades de “todo” o País, percorrendo mais de 100 mil km e chegando a 160 mil pessoas. Além de 305 “oficinemas” com um total de cerca de 9  mil participantes. “Nesse período, foram economizados mais de 2400 kW de energia elétrica, equivalentes a cerca de 7 mil horas de uma geladeira ligada sem interrupções.” diz Cynthia Alario, idealizadora e coordenadora do projeto.

A Sices Solar é a patrocinadora do sistema solar do cinema móvel, que é composto por baterias estacionárias que são utilizadas no sistema de back-up de energia solar. As baterias são acionadas para sustentar a energia demandada pelas sessões.

Em Presidente Prudente, o Cinesolar é realizado através da Lei de Incentivo a Cultura (Lei Rouanet), com o patrocínio do Atacadão, e apoio da Secult (Secretaria de Cultura de Presidente Prudente) que mediou os espaços.

Serviço

Em Presidente Prudente o evento ocorre no dia 14 de maio, terça-feira, com oficina de vídeo e sessão de cinema. A 1º sessão será às 19h10 e a 2º sessão às 20h10. A exibição será na Praça João Mauri “Praça do Wi-Fi” – Rua Osvaldo Cruz - Distrito de Montalvão, e em caso de chuva será na Escola Estadual Vereador Pedro Tófano, Rua Aquias Gomes de Miranda, 123 – Montalvão.

 

 

Publicidade

Veja também