Cinco cidades recebem circuito de barco a vela

JOIA OLÍMPICA Esporte será apresentado por Richard Andersen, Dick, da Escola de Vela Dick Sail

Esportes - JULHIA MARQUETI

Data 23/01/2018
Horário 12:35

Após o futebol de rua e freestyle, além do biribol e do skate, a programação especial de verão do Sesc (Serviço Social do Comércio) conta com uma modalidade diferente nesta semana. Uma das modalidades com maior número de medalhas em Olimpíadas, o barco a vela será apresentado para cinco cidades da região de Presidente Prudente, através de um circuito regional. A ação começa hoje em Paraguaçu Paulista, depois segue por Presidente Epitácio, amanhã; Panorama, na quinta; Presidente Bernardes, sexta; e termina em Prudente, na Represa da Cidade da Criança, entre sábado e domingo, das 10h às 12h, e das 14h às 17h.

 

Jornal O Imparcial

Foto: Cedida/AI do Sesc Thermas, Atividade passa por 4 cidades durante a semana e será encerrada em PP, no domingo

 

O esporte será apresentado por Richard Andersen, mais conhecido como Dick, da Escola de Vela Dick Sail, que desenvolve cursos de vela em várias modalidades e níveis em São Paulo há 25 anos. A participação será gratuita, mas com indicação para pessoas acima dos 16 anos. Os menores deverão ter acompanhamento de um adulto responsável.

De acordo com o monitor de esportes do Sesc Thermas, Daniel Yonashiro, será a primeira vez da modalidade no projeto Sesc Verão na região. “Verificamos que várias cidades possuem balneários ou são banhadas por rios. Desta forma, acredito que podemos potencializar e incentivar o uso das praças esportivas por meio do barco a vela”, diz.

 

Jornal O Imparcial

Foto: Cedida/AI do Sesc Thermas, Além de Prudente, ação passa por Paraguaçu Paulista, Epitácio, Panorama e Bernardes

 

A vela, ou iatismo, é uma modalidade que envolve barcos movidos apenas de forma natural. “Iremos levar dois veleiros para os locais que receberão o circuito. São equipamentos que usam apenas o vento e a vela como forma de propulsão. Assim, dialoga com as características regionais e integra o indivíduo com o meio ambiente”, comenta o monitor de esportes

A vela tornou-se esporte olímpico nos Jogos de Paris, em 1900, com apenas três classes em disputa. Desde então, o esporte tem sido praticado em todas as edições, com exceção dos Jogos Olímpicos de 1904.

Publicidade

Veja também