Ciências Contábeis

  • 27/09/2019 04:47
  • Fábio Ibanhez Bertuchi

Pesquisando sobre carreira, mercado de trabalho? Aposto que você já percebeu que a faculdade de Ciências Contábeis é o que há no momento.

O contador é o profissional formado em Ciências Contábeis que gerencia o patrimônio de uma empresa, por meio de seus registros e do controle das receitas, despesas e apuração de resultados, seja lucro ou prejuízo.

A faculdade de Ciências Contábeis visa formar profissionais de nível superior capacitados em planejamento, organização, supervisão, assessoria, análise, interpretação e revisão de dados de natureza econômica, financeira e contábil.

Os profissionais formados em Ciências Contábeis terão perfil gerencial e não apenas operacional. Em outras palavras, o contador profissional é capacitado para atuar como gestor de patrimônio e consultor de organizações.

Mas, quanto tempo você acha que dura a faculdade de Ciências Contábeis? A faculdade de Ciências Contábeis estuda de forma ampla, diversas outras áreas como economia, matemática financeira, comportamento organizacional, Direito e claro, muito prática. O curso é de modalidade bacharelado e, geralmente, é dividido em oito semestres, tendo duração média de quatro anos.

Afinal, quem é o contador profissional? O contador também é conhecido como o “médico da organização”, pois, apenas ele poderá avaliar a saúde financeira, tributária, econômica e patrimonial de uma organização.

A ele, cabe transformar as informações estratégicas em dados acessíveis e compreensíveis a todos, oferecendo suporte a equipe ou ainda ao profissional encarregado de tomar as decisões.

E qual o perfil do contador? O profissional formado em Ciências Contábeis deverá ter senso de responsabilidade e ética, capacidade de discernimento para julgar e tomar decisões diante de diferenciadas situações, pensamento crítico, agilidade de raciocínio, capacidade de gerenciamento de pessoas e consciência para manter-se atualizado às novas tendências do mercado.

Esse profissional deve ainda ter habilidade com números e ótimo relacionamento interpessoal, além de demonstrar interesse em assuntos da área de negócios e do setor empresarial.

ÚLTIMAS DO AUTOR

Gestão financeira

  • 13/09/2019 01:29
Fábio Ibanhez Bertuchi

Fábio Ibanhez Bertuchi

Fábio Ibanhez Bertuchi é coordenador do curso de Gestão Financeira e de Ciências Contábeis da Toledo Prudente Centro Universitário

PUBLICIDADE