Cidade da Criança, em PP, terá museu de brinquedos

Antigo prédio do planetário será revitalizado e convertido em local para diversão; inauguração está prevista para dia 12 de outubro

VARIEDADES - PEDRO SILVA

Data 02/08/2019
Horário 06:20
José Reis: Antigo Planetário será transformado no museu de brinquedos; prédio será limpo e grafitado para receber o público
José Reis: Antigo Planetário será transformado no museu de brinquedos; prédio será limpo e grafitado para receber o público

Brinquedos caracterizam a infância, sempre fazendo companhia aos pequenos de todo o mundo. No dia das Crianças – 12 de outubro - a Cidade da Criança de Presidente Prudente, ganha um museu de brinquedos e videogames antigos.

As obras de readequação do prédio do antigo planetário da Cidade da Criança iniciam na primeira quinzena deste do mês. Toda a estrutura será grafitada pelo artista plástico Itamar Xavier de Camargo, contando a história dos desenhos animados desde a década de 60 até os dias atuais.

A ideia surgiu com o Itamar, que é professor e grafiteiro em Presidente Prudente. Durante uma viagem a Belo Horizonte, o artista conheceu um museu de brinquedos e levou à ideia para a cidade.

Para um evento cultural, Itamar comprou alguns brinquedos das décadas de 60 e 80 para expor às crianças, mas mesmo assim, ainda mantinha a ideia de um museu de brinquedos na cidade.

Em uma reunião com o secretário municipal de Turismo, Itamar sugeriu a ideia, que foi acatada. “O Paulo [Paulo Silvio Sanches, titular de Turismo de Prudente] me deu muita liberdade para coordenar as ações para montar o museu e decorá-lo”, pontua Itamar, e caracteriza o projeto como a “realização de um sonho”.

 

Acervo

Todos os brinquedos que serão expostos ao público virão de doações. O secretário diz que ainda não estão abertas as doações, mas, após a publicação de regulamento para o recebimento das peças, os itens serão recebidos na sede da Setur (Secretaria Municipal de Turismo), e posteriormente em outras entidades. Paulo adianta que para doar, os brinquedos devem estar em bom estado para exposição, e na coleta, passaram por um processo de catalogação, onde serão coletados dados sobre o brinquedo, como data de aquisição original, fabricação e o nome do doador. Após isso, os itens serão separados, e destinados a partes especificas.

Até o momento, mesmo sem uma campanha de arrecadação concreta, o secretario de Turismo diz que o artista Itamar Xavier já arrecadou 50 brinquedos para o acervo.

Paulo acrescenta que a Setur espera pelo menos 200 brinquedos para a inauguração do museu. Além da visitação para o público, Itamar diz que serão oferecidas oficinas para construção de brinquedos com material reciclável, para “manter viva a cultura do brincar e a cultura do brinquedo”. Para o artista, o museu será uma importante atração turística para a cidade.

Estrutura

O prédio do antigo planetário da Cidade da Criança será revitalizado e redecorado para receber os brinquedos e o público. Segundo o secretário, as paredes escuras vão ter imagens alegres e figuras infantis. Itamar adianta que tem a ideia de criar uma linha do tempo com várias épocas de desenhos animados.

O secretário ressalta que a revitalização do espaço e instalação do museu não trará gastos aos cofres públicos, pois serão utilizadas tintas que já foram adquiriras para a Cidade da Criança, e os funcionários do parque trabalham para o projeto. Além disso, o acervo será inteiramente de doações, assim não desprendendo gastos da Prefeitura.

O prédio contará com banheiros e recepção para o público, além de duas salas para o tratamento e conservação do acervo de brinquedos.

Inauguração

A criançada terá um presentão no Dia das Crianças de 2019, pois a Setur diz que a inauguração terá dois dias de festa, 12 e 13 de outubro, comemorando o Dia das Crianças e a abertura do museu. A visitação e as atividades serão gratuitas ao público.

Paulo diz que o objetivo do museu é mostrar o passado para as crianças e também fazer com que os pais relembrem dos brinquedos de sua infância. Itamar ressalta que as oficinas oferecidas terão o objetivo de “Não perder a cultura de brincar”.

Segundo a Setur, somente no último fim de semana de julho foram mais de 8 mil visitantes à Cidade da Criança, e com a abertura do museu é esperado que o movimento seja elevado.

 

 


 

 

 

Publicidade

Veja também