Ciclistas voam em campeonatos

Crianças vão para a final da Copa Regional de Ciclismo, em Araçatuba, enquanto outros de alto rendimento participam do GP Gustavo Pattero de Ciclismo, em Arapongas

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 10/11/2019
Horário 07:10
Paulo Miguel: Ciclistas realizam último treino antes da prova que farão em Arapongas
Paulo Miguel: Ciclistas realizam último treino antes da prova que farão em Arapongas

Atletas do projeto da Escola de Ciclismo Nelson Ricardo Cardoso Pelosi, da Boscoli Competições pedalarão forte neste domingo quando participarão de dois campeonatos. No total, 12 crianças, de 8 a 16 anos, nas categorias infantil, infanto-juvenil, juvenil, master A, masculino e feminino seguem para a final da Copa Regional de Ciclismo, em Araçatuba, enquanto outros participarão do GP Gustavo Pattero de Ciclismo, em Arapongas. Ontem pela manhã, os ciclistas realizaram o último treino. “Após 8 etapas abrimos mais de 550 pontos do segundo colocado só com atletas de Prudente, da Semepp [Secretaria Municipal de Esportes] e da escola. Nunca teve uma pontuação tão elástica assim em todo o tempo da Copa Regional”, destaca Eber de Almeida Boscoli, 50 anos, diretor do projeto de ciclismo referindo-se à classificação por cidades qual de 38 Prudente terminou a fase com 943 pontos seguida de Araçatuba com 391 e em terceiro Assis com 297.

“Essa classificação é muito boa, mas de certa forma retrata uma carência de incentivo ao esporte porque conseguimos por meio do projeto de ciclismo que temos. A escola foi criada exatamente para fomentar a formação de novos atletas. Temos várias escolinhas na cidade, mas nenhuma relativa ao ciclismo porque se torna caro. Cada bicicleta de competição é muito cara. Então o projeto, sem fins lucrativos, trabalha com crianças carentes que não tem condições. E o importante é mantê-las afastadas da criminalidade no período em que estão com a gente. Temos pedagoga, assistente social que nos ajudam com apoio total”, destaca Eber.

“É de pequeninho que se

forma um grande atleta”

Éber enfatiza que o projeto é importante porque grandes atletas do ciclismo tem base lá da infância. Segundo ele, as crianças de 8 a 13 anos treinam às terças e quintas-feiras, das 18h às 21h, na pista do Centro Olímpico com o professor André Fiorini. “Um voluntário do projeto, professor de Educação Física, personal trainer que é quem monta os treinamentos delas tanto de base, fundamento que no ciclismo é importante com relação em posições no pelotão, vácuo, mudança de marcha, cadência, diz Éber. Acrescenta ainda que acima de 14 anos, já passam para o auto rendimento, o treinamento é com o Maurício e Rogério Lobo, que os prepara para participar de competições nacionais, que são os que vão para Arapongas. “Rafael dos Reis Aragoso, Maylon Camacho Carlos e Pedro Henrique Soares Dias [juvenil masculino], Rogério Lobo [sênior B Pastorinho], Deoclecio Ferreira Lobo [Master C], e na elite, Caique Damanceno Lobo e Fernando Camargo Pira”, destaca Eber salientando a alegria em mandar alguns dos garotos para o GP Gustavo Pattero de Ciclismo, um campeonato importante.


 

 

Publicidade

Veja também