José Reis - Muro de aproximadamente 12 metros cedeu na tarde de ontem, em Prudente, após chuva

Foto: José Reis - Muro de aproximadamente 12 metros cedeu na tarde de ontem, em Prudente, após chuva

ESTRAGOS

Chuva derruba muro de escola em Prudente

Parede de aproximadamente 12 metros cedeu ontem na unidade municipal José Soares Marcondes; na região, Venceslau também registrou problemas por causa da intempérie

  • 27/02/2019 08:12
  • GABRIEL BUOSI - Da Redação

O temporal que precipitou em cidades da região desde as primeiras horas da madrugada de ontem resultaram em alguns estragos, principalmente, em Presidente Prudente e em Presidente Venceslau. Na primeira delas, segundo a Prefeitura, um muro de aproximadamente 12 metros da Escola Municipal José Soares Marcondes cedeu, mas não atrapalhou o andamento das aulas. Equipes devem ir ao local hoje para limpeza e reparos. Já em Venceslau, de acordo com a Energisa Sul-Sudeste, “várias ocorrências” no sistema elétrico foram registradas.

A primeira das ocorrências foi a registrada em Venceslau, quando, às 14h55, a concessionária de energia registrou o atendimento no sistema elétrico que abastece o município. “A força do vento lançou galhos de árvores e objetos sobre as redes de energia, causando curtos-circuitos e danificando equipamentos”. Ainda de acordo com a Energisa Sul-Sudeste, as equipes técnicas da distribuidora trabalhavam durante a tarde para normalizar o atendimento para alguns clientes que foram afetados na cidade. “A empresa orienta aos clientes que encontrarem fios caídos, que mantenham distância e avisem imediatamente a concessionária pelo telefone 0800 7010 326”.

Já em Prudente, durante a tarde, o muro de aproximadamente 12 metros de altura, que fica nos fundos da Escola Municipal José Soares Marcondes, cedeu por conta das fortes chuvas que caíram na cidade. “Por estar em uma área externa e afastada das salas de aula, não houve qualquer prejuízo aos alunos e equipe, e as aulas continuam normalmente ao longo da semana”. De acordo com a administração, equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos devem ir ao local nas primeiras horas da manhã de hoje para fazer a limpeza do espaço e, se não houver chuva, estimam iniciar a reconstrução do muro.

A reportagem entrou em contato com o Corpo de Bombeiros para se informar a respeito de mais ocorrências em decorrência da intempérie, mas, até o fechamento desta matéria, a corporação alegou não ter recebido nenhuma ocorrência de destaque.

Previsão do tempo

Conforme informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão do tempo para o Estado de São Paulo para hoje é a de presença de um sistema frontal, que provoca pancadas de chuva e trovoadas isoladas, o que eleva o acúmulo de precipitação. Hoje e amanhã o canal de convergência de umidade se alinha do sul da região amazônica ao norte e leste do Mato Grosso do Sul, ao sul e leste do Estado de São Paulo, o que faz com que se mantenha o dia nublado e com chuvas na maior parte do Estado.

Em Presidente Prudente, segundo o Climatempo, a máxima de hoje não deve passar dos 26ºC graus e a mínima fica em 19ºC. A possibilidade de chuva fica em 90%, com chance de até 35 milímetros, com umidade que varia entre os 68% e 98%.