Chegada de aplicativo coloca PP em evidência tecnológica

09/03/2018 14:47:57

Enfim, depois de quase dois anos de especulação, a Uber inicia hoje em Presidente Prudente, a partir das 14h, os serviços de sua plataforma digital de transporte por aplicativo. Mas mesmo longe de ser uma unanimidade, sobretudo entre os prestadores de serviços semelhantes, como os taxistas, a empresa eleva a cidade a um novo patamar, não apenas no quesito transporte, mas principalmente na esfera do desenvolvimento tecnológico. Evoluir é preciso, e a chegada da ferramenta ao município deve promover mudanças significativas no setor, além de fomentar a competitividade, melhorar a forma como é feita a prestação dos serviços e exigir da categoria a prática de preços mais justos.

Engana-se quem acha que pode conter o desenvolvimento. Desde os seus primórdios, se tem uma coisa que a humanidade sabe fazer bem é inventar, transformar, adaptar. E essa capacidade ganhou ainda mais força no último e no anual século, quando do irrompimento das NTIs (novas tecnologias da informação). Se inventou mais nos últimos 100, 120 anos, que em toda história da espécie humana. Neste período, falamos de rádio, televisão, computador, internet, celulares e por aí vai.

Diante disso, seria inevitável que a expansão tecnológica atingisse em cheio o mercado de trabalho. É assim, sempre foi assim. Com a invenção do computador, a máquina de escrever caiu em desuso e findaram-se os cursos de datilografia. Com a invenção dos automóveis, os carroceiros, por exemplo, que antes ganhavam a vida pelas ruas com seus fretes, são raramente vistos atualmente. A novidade sempre chega, por isso é necessário atenção e atualização da parte daqueles que estão no mercado de trabalho, sob pena de serem engolidos pelas tendências que surgem a cada instante.

E é isso que representa a chegada da Uber a Prudente. Não um decreto de falência a outros prestadores do serviço de transporte, mas um despertar para a necessidade de se evoluir, bem como de melhorar a qualidade e os valores praticados pelo setor. Além, é claro, de servir como uma alternativa para o trânsito cada dia mais caótico da cidade e como uma oportunidade para geração de emprego e de renda entre os seus colaboradores. Ou seja, no final, sabendo trabalhar e explorar os nichos, há espaço para todo mundo no mercado de trabalho.

Estilo do Site
  • Luz
  • Alto Contraste