Chefs de cozinha ensinam receitas simples para fazer em casa

Palestras ao vivo ocorrem no canal do YouTube da Unoeste, sempre às 10h ou às 17h, e todos podem participar

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 08/04/2020
Horário 19:30
Mariana Tavares - Os chefs Fábio Almeida e Yuri Moita ensinam a preparar marshmallow com cobertura de chocolate
Mariana Tavares - Os chefs Fábio Almeida e Yuri Moita ensinam a preparar marshmallow com cobertura de chocolate

Apesar de toda incerteza que o mundo vive, o momento também trouxe mais união das famílias. No entanto, ficar em casa gera alguns desafios, um deles é a criatividade nas refeições. Afinal, quem nunca se perguntou: o que faço para o almoço ou jantar? Para ajudar quem enfrenta esse dilema, o curso de Gastronomia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) está empenhado a ensinar receitas simples, mas com aquele toque de chef. As palestras ao vivo ocorrem no canal do YouTube da Unoeste e todos podem participar. As lives ocorrem sempre às 10h ou às 17h e, em seguida, todas ficam disponíveis no canal, na playlist “Em casa com + conteúdo”, para assistir quantas vezes quiser.

As palestras da Gastronomia são transmitidas do Laboratório Aula Show, ambiente equipado com recursos tecnológicos de última geração, dentre eles câmeras 360°, para apresentação simultânea aos públicos interno e externo. Na primeira live, os chefs Fábio Almeida e Yuri Moita ensinaram a preparar marshmallow com cobertura de chocolate. Os professores ressaltaram que as receitas apresentadas são as mesmas que eles trabalham em aulas práticas com os estudantes, quando todos colocam a mão na massa. “Mas a ideia aqui é que todos consigam realmente fazer em casa”. 

Fábio mostrou como fazer o merengue suíço, que vai glucose de milho, açúcar refinado, claras de ovo, uma pitada de sal e o suco de limão. “Antes de iniciar, é importante montar o mise in place, que é separar todos os ingredientes que você vai usar na receita, porque evita de faltar alguma coisa”, orientou. Sobre trabalhar com chocolate, Yuri pontuou que é legal, mas requer muita atenção para os detalhes. “Para ser chocolate é preciso ter o mínimo de 25% de cacau, menos do que isso é uma cobertura. O chocolate precisa passar pelo processo de choque térmico, que é o processo de temperagem”, explicou.

Para caprichar na harmonização dos pratos, na segunda-feira a professora Thaiane Ferreira ensinou a preparar diferentes drinks, alcoólicos e não alcoólicos, para agradar toda a família.  “O profissional que sabe preparar drinks está em falta no mercado e este é um diferencial da Unoeste, justamente porque oferece a disciplina de Sala e Bar na graduação. Seja na hora de criar cardápios, de harmonizar, recrutar um colaborador, enfim, ter esse conhecimento é um ponto a mais”, frisou a docente.

O chef Yuri, que é também coordenador da Gastronomia da Unoeste, ressaltou que a bebida está coladinha na alimentação. “Muitas vezes saímos pela bebida e a comida torna-se um acompanhamento. Por isso essa aula é tão importante para o gastrólogo”.

Na terça-feira, quem acompanhou a palestra ao vivo às 10h, conseguiu preparar no almoço uma massa fresca muito simples de fazer em casa, com basicamente farinha de trigo, ovos e temperos. O passo a passo para a elaboração do prato foi transmitido pela chef Mariane Sato, professora da disciplina de Cozinha Italiana. Além das dicas para a execução da receita, a chef também orientou sobre as bebidas para servir com as massas, de acordo com cada sabor.

 

Saiba mais

Confira todas as palestras no YouTube da Unoeste neste link.

Publicidade

Veja também