A falta de gestão e preparo dos empresários tem levado ao triste recorde de empresas fechadas no Brasil, são três empresas em dez somente no primeiro ano vida. Muitas destas são incapazes de ao menos entender o mercado que atendem, carregam visão distorcida do que é custo e investimento, falham em pontos elementares que geram a experiência positiva do cliente no estabelecimento e ainda trabalham com base na visão de escassez e muitas dúvidas. E, quem quer vencer precisa de mais certezas do que dúvidas nos negócios!
As vantagens de ter uma micro, pequena ou média empresa são: a redução da burocracia, flexibilidade, agilidade nas tomadas de decisões e a pequena porção do mercado que estas precisam conquistar para se estabelecerem e crescerem na atividade que escolheram. Se o empresário pesquisar quanto que a cidade onde os negócios estão sediados gera por mês, verá que conquistou muito pouco do mercado disponível. É por isso que me causa estranheza quando o empresário diz que não tem dinheiro no mercado e que faltará para o seu negócio, se isto é o que ele pensa é isto que colherá: incertezas. A verdade é que o mercado é generoso para quem faz bem o que se propõe e é competitivo. E, porque não se colocar entre os melhores do setor?
Os empresários de sucesso constroem negócios sobre certezas e as dúvidas são administradas, monitoradas e controladas! A certeza de que uma pequeníssima fatia de mercado levanta a microempresa é suficiente para animar-se e parar de procurar culpados para os fracassos empresariais. Realmente o dólar está alto, o desemprego incomoda, houve retração da indústria, comércio e serviços além da insegurança gerada pela indefinição política. No entanto, as pessoas ainda lutam, têm necessidades e buscam fontes de renda, sejam elas formais ou informais. Logo, mesmo com crise, o bolo econômico continua grande e a parcela para microempresa conquistar continua pequeno.
Tendo esta certeza, o empresário precisa puxar pra si a responsabilidade dos resultados, sejam eles positivos ou negativos. Se hoje os riscos no contexto econômico que vivemos são maiores que o normal, então atenção redobrada nas reservas financeiras para o capital de giro, na organização de estoque, no financeiro, na capacitação de funcionários, no marketing. E, principalmente, muita atenção no que a concorrência está fazendo. Se mantenha atualizado e inove sempre. Portanto, não é hora de dúvidas e sim de certezas!