Centro visa otimizar atendimentos em Prudente

Espaço da Unimed objetiva desafogar pronto-atendimentos de hospitais e conta com profissionais de 17 especialidades

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 22/05/2018
Horário 09:20
Marcio Oliveira - Atendimento ocorre de 2ª a sábado, na Coronel Marcondes, 3.295
Marcio Oliveira - Atendimento ocorre de 2ª a sábado, na Coronel Marcondes, 3.295

Com a intenção de acabar com uso inadequado do pronto-socorro dos hospitais do município, a Unimed Presidente Prudente conta agora com o CEU (Centro de Especialidades Unimed), que permite, via agendamento, o acesso a 17 especialidades e que podem acompanhar os casos que não são considerados como urgência e emergência. Segundo o diretor administrativo da cooperativa, Edson Kuramoto, a decisão do novo local se deu a partir da ideia de melhorar os serviços de pronto-atendimento, além de oferecer melhores condições aos beneficiários do plano com um simples agendamento. “Não há custos extras pelo serviço, a intenção é apenas a de deixar o atendimento mais rápido e com qualidade, além de oferecer profissionais direcionados a cada situação”, afirma.

Ainda conforme Edson, os atuais dados do sistema de saúde revelam que houve um desvio da real função do pronto-socorro dos hospitais, que é voltado a urgências e emergências, mas que passaram nos últimos tempos a receber aqueles pacientes que contam com casos comuns, como as dores de cabeça. “São dados concretos. Chamamos de consultas eletivas, e podemos exemplificar com o caso de pacientes que passam o dia todo com determinado sintoma e que no fim da tarde se deslocam ao pronto-socorro para buscar algum atendimento”.

O diretor lembra, no entanto, que para trabalhar em um pronto-socorro, o médico precisa de um preparo “muito alto”, por receber todos os tipos de casos, e que, aliado a falta desse preparo, na intenção de resolver apenas os sintomas e liberar a quantidade de pessoas na fila de espera, o paciente, em algumas vezes, pode receber um atendimento não completo e que demandará novas consultas e acompanhamentos, gerando, consequentemente, aumento nos valores das mensalidades.

“Em cima disso, vem o CEU, que atende os beneficiários e exige dos profissionais a formação, especialização e tem como expectativa fazer com que os pacientes não enfrentem filas de espera. Estamos com o serviço ativo há cerca de 40 dias, contamos com nove consultórios no espaço e atendemos entre 30 e 40 pacientes diariamente, mas sabemos que nossa capacidade é muito maior, pois isso a necessidade de que todos deixem de lado a cultura do pronto-socorro”, acrescenta. Os agendamentos são feitos pelo telefone (18) 2101-8388, e as consultas, se houver disponibilidade na agenda, podem ocorrer no mesmo dia do contato. O CEU fica na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 3.295, no Jardim Bongiovani.

As especialidades atendidas são: cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, cirurgia plástica, cirurgia vascular e angiologia, gastroenterologista, geriatria, ginecologista e obstetrícia, oncologia clínica, ortopedia, otorrinolaringologia, neuropediatria, pediatria, psicologia, psiquiatria, rede de cuidados continuados e urologia.

Ainda sobre o objetivo de oferecer melhorias, Edson lembra o diferencial da cooperativa em Presidente Prudente, que é o RCC (Rede de Cuidado Continuado), que fornece atendimento aos pacientes com cuidados paliativos e sem diretrizes terapêuticas no sentido da cura. “Somos a primeira a ter esse atendimento completo, que normalmente era oferecido apenas em hospital. O paciente continua a receber nossos cuidados, como o amparo psicológico inclusive para a família, e sem custos extras”, afirma. Em Prudente, são dois os hospitais que contam com equipes treinadas ao RCC, sendo o Iamada e a Santa Casa de Misericórdia.  

 

SERVIÇO

O Centro de Especialidades Unimed, em Presidente Prudente, fica na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 3.295, no Jardim Bongiovani. Os atendimentos são feitos via telefone pelo número: (18) 2101-8388.

Publicidade

Veja também