Centro de Controle de Zoonoses realiza plantão na zona leste

Postos volantes ficarão concentrados neste sábado, das 8h às 12h, em dois pontos da cidade: ruas 1º de Maio e Antônio José Giraldes

PRUDENTE - Da Redação

Data 07/11/2018
Horário 14:22
Marcos Sanches/Secom - Cães que estão com sinais da doença ou não fazem o teste há mais de 4 meses devem passar pelo exame
Marcos Sanches/Secom - Cães que estão com sinais da doença ou não fazem o teste há mais de 4 meses devem passar pelo exame

Dando continuidade aos trabalhos na zona leste, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Presidente Prudente estará de plantão neste sábado, das 8h às 12h. Os postos volantes ficarão concentrados em dois locais. O primeiro, na Rua 1º de Maio, na praça da Academia da Terceira Idade, de modo a atender os moradores da Vila Marina, Vila Verinha, Vila Iti, Vila Mendes e adjacências. Outra equipe estará na Rua Antônio José Giraldes (no estacionamento do Clube Ipanema) para atender a população da Vila Áurea, Vila Centenário, Vila Luso e adjacências.

O CCZ informa que o plantão é destinado aos moradores destes bairros que foram comunicados do plantão, bem como a todos os munícipes que receberam notificação para coleta de sangue, para diagnóstico de LVC (Leishmaniose Visceral Canina) e/ou chipagem. Se o seu cãozinho está com sinais clínicos da doença ou não realiza o teste há mais de quatro meses, esta é a oportunidade para realizar o exame.

A leishmaniose é uma doença grave. Além dos efeitos negativos para a saúde do seu animal, a doença é transmissível ao humano. Os principais sintomas da Leishmaniose Visceral Canina são: emagrecimento, lesões na pele, feridas que não cicatrizam, queda de pelos, crescimento exagerado das unhas, lesões na ponta da orelhas e ao redor dos olhos.

De acordo com o gerente do CCZ, o médico veterinário João Henrique Artero de Carvalho Leite, é extremamente necessário impedir a proliferação do mosquito-palha, inseto transmissor da leishmaniose. “Medidas simples com a limpeza dos quintais e imóveis, removendo folhas secas, frutas em decomposição, fezes de animais e lixos de forma geral, bem como a poda regular das árvores são fundamentais para impedir a proliferação do mosquito. Para a proteção individual dos cães, recomenda-se o uso de coleiras repelentes (informe-se com seu veterinário sobre as formas e condições de uso deste produto)”, alerta.

Serviço

O exame também pode ser realizado no CCZ (Rua Castelo Branco, 93, Parque Castelo Branco). O ambulatório funciona de segunda a sexta feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Com Secretaria Municipal de Comunicação

 

 

 

 

Publicidade

Veja também