Ceafir da FCT/Unesp presta atendimentos a 1,3 mil pacientes

Acompanhamento em fisioterapia e reabilitação teve 4.279 sessões neste ano, “devolvendo a autonomia” aos pacientes do local

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 08/07/2018
Horário 05:05
AI da FCT/Unesp - Neste ano, Ceafir beneficiou 1.326 pacientes com 4.279 sessões
AI da FCT/Unesp - Neste ano, Ceafir beneficiou 1.326 pacientes com 4.279 sessões

O trabalho desenvolvido pelo Ceafir (Centro de Estudos e Atendimentos em Fisioterapia e Reabilitação), da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), campus de Presidente Prudente, no primeiro trimestre deste ano, soma a prestação do serviço, que é totalmente gratuito, a 1.326 pacientes, o que gerou um número de 4.279 sessões. No ano passado, entre abril e dezembro, foram 5.524 pacientes em 19.586 sessões, e o atendimento conta ainda, por exemplo, com ortopedia, neurologia e geriatria. Conforme o coordenador do centro, Augusto Cisenando de Carvalho, a proposta é “muito importante”, visto que devolve a autonomia para indivíduos que, antes do atendimento, possuíam determinada dificuldade.

Conforme informações da Unesp, o atendimento gratuito de fisioterapia é prestado em suas respectivas especialidades no período da manhã e da tarde, e de segunda a sexta-feira. A unidade lembra que o serviço é oferecido quando o SUS (Sistema Único de Saúde) faz o encaminhamento do paciente, momento em que é solicitada a fisioterapia em qualquer que seja sua especialidade. “Há, contudo, a necessidade de agendamento de uma triagem para avaliação e averiguação da vaga para o atendimento”, ressalta. Entre as áreas da atuação do Ceafir estão a ortopedia e traumatologia, neurologia, pneumologia, cardiologia, ginecologia e obstetrícia e urologia, desportiva, geriatria e gerontologia.

Ainda segundo o coordenador, não é possível diferenciar os serviços que mais saem no local, visto que todas as demandas são atendidas em sua totalidade, o que proporciona a condição funcional ao indivíduo, que antes possuía alguma dependência. “Qualquer pessoa pode receber esse atendimento e não há limitações ou regras, a única coisa necessária é o encaminhamento do SUS para a realização do tratamento”, aponta.

Para saber mais sobre os serviços oferecidos pelo Centro de Estudos e Atendimentos em Fisioterapia e Reabilitação, basta procurar o campus da FCT/Unesp de Presidente Prudente, onde está situada a unidade, e conversar com os profissionais responsáveis, como orienta a universidade.

SERVIÇO

O Ceafir (Centro de Estudos e Atendimentos em Fisioterapia e Reabilitação) fica no campus da FCT/Unesp, em Prudente, e fica localizado na Rua  Roberto Simonsen, 305, bairro Centro Educacional. O telefone para contato é 3229-5388. Para ser atendido é necessário encaminhamento de uma UBS (Unidade Básica de Saúde).

Publicidade

Veja também