CDP DE CAIUÁ

REGIÃO - TONINHO MORÉ

Data 30/08/2019
Horário 07:45

Grande expectativa na região na espera da inauguração do CDP (Centro de Detenção Provisória) 2 de Caiuá. O presídio já está pronto e aguarda apenas o ajuste da rotatória que está sendo construída para a sua entrada, pelo acesso de Caiuá, próximo ao trevo da Rodovia Raposo Tavares (SP-270).

CDP DE CAIUÁ II

Pelo andar da carruagem, até meados de setembro tudo estará pronto. No começo desta semana, notamos que falta apenas a pavimentação do acostamento do acesso junto às alças que formam o conjunto da rotatória.

CDP DE CAIUÁ III

O CDP 2 de Caiuá é uma grande oportunidade para que agentes penitenciários que residem em Presidente Venceslau e cidades da região possam voltar às suas origens. O governo do Estado mantém uma lista rigorosa de transferência e tem gente que aguarda a sua vez de chamada exatamente para o oeste paulista.

DEPUTADO MAURO BRAGATO

Ele esteve em quatro cidades da região na segunda-feira. Em Presidente Venceslau, o parlamentar foi até a santa casa confirmar as verbas que conseguiu junto ao governo de Estado. Antes passou por Santo Anastácio para conversar com o prefeito Roberto Volpe (PMDB) e colocar o seu mandato à disposição da cidade. Em Caiuá, anunciou para a prefeita Rute Almeida (PTB) a vinda de R$ 300 mil do governo do Estado, que serão aplicados em infraestrutura. Depois seguiu para Presidente Epitácio.

DURAN ANUNCIA PAVIMENTAÇÃO

O prefeito Jorge Duran Gonçalez (PSD), de Presidente Venceslau, fez a alegria de moradores do Residencial da Faive e Roberto Maximino nesta semana. Anunciou de uma só vez que conseguiu verbas para pavimentação de ruas nesses dois bairros.

INTERVENÇÃO MUNICIPAL

Nesta semana, foi divulgada nota sobre os bons resultados que vêm sendo obtidos na intervenção municipal feita na Santa Casa de Misericórdia de Presidente Epitácio. A nova equipe administrativa está comemorando dois meses de gestão e tem a sua frente Wallace Augusto de Almeida e Eurico Aguiar, além de Lucas França Carlos e os médicos Luis Ayusso Neto e Pedro Belintani de Maio.

22 ANOS DE EXISTÊNCIA

Na quarta-feira passada, o jornal Tribuna Livre, de Presidente Venceslau, completou 22 anos de atividades. São mais de 5 mil edições. O comando administrativo é do jovem Alexandre Pedrialli e do jornalista responsável Jamil Tannous Challouts.

MORRE ANTONIO TANIGUTTI

Morreu no dia 27, em Presidente Prudente, foi velado em Presidente Venceslau e sepultado em Dracena, Antonio Tanigutti, aos 85 anos. Integrante da colônia japonesa de Presidente Venceslau, foi um dos grandes empresários da cidade, dentro de uma simplicidade extrema. Teve armazéns na Avenida Newton Prado e Rua Almirante Barroso. Nos últimos anos, vivia como aposentado.

ENERGIA SOLAR

A instalação de energia solar em prédios e residências de Presidente Venceslau “está bombando”. Muitas empresas estão aderindo aos benefícios que o projeto traz para o futuro e procurando empresas especializadas na instalação do sistema das placas voltaicas.

ESTRANHO

Presidente Venceslau viveu uma semana estranha. Foram encontrados dois homens mortos em pontos isolados da cidade. Um deles em uma perua Kombi abandonada num terreno do Empresarial da Faive. O homem estava morto há mais de quatro dias e não continha nenhum documento. A Polícia Civil investiga o caso.

O SEGUNDO A SER ENCONTRADO

Na quarta-feira, outro homem de 47 anos, de nome Claudemir, que estava sendo procurado pela família há mais de 10 dias, foi encontrado morto em um córrego próximo à rodovia da Integração, sentido Dracena. A família de muitos irmãos reconheceu o corpo. Não se sabe a causa da morte. A polícia também está trabalhando na investigação.

SISTEMA ORION

Ontem, o tenente Fábio Borba, comandante interino da 1ª Companhia do BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior) de Presidente Venceslau, junto com o tenente Garrido, do CPI 8 (Comando de Policiamento do Interior – 8), fizeram a apresentação do Sistema Orion, que trata de atendimentos de prevenção de questões sociais captadas pela Polícia Militar. Muitos profissionais da área social receberam capacitação para auxiliar a polícia dentro deste sistema. Estiveram presentes representantes do prefeito Jorge Duran, da Secretaria de Saúde, da Assistência Social, do Conselho Tutelar, Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e Creas (Centro de Referência da Assistência Social). A reunião foi na Etec (Escola Técnica Estadual).

ESTIMATIVAS DE POPULAÇÃO

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lançou a estimativa da população para 2019. Presidente Prudente tem 228.743 habitantes. Presidente Epitácio, 44,2 mil. Presidente Venceslau, 39.516. Caiuá, 5.874. Marabá Paulista, 5.853. Piquerobi, 3.692. Presidente Bernardes, 13.106. Santo Anastácio, 20.878. Destas, somente Presidente Bernardes teve decréscimo de 464 pessoas em relação ao Censo de 2010.

ANIVERSÁRIO DE VENCESLAU

Nesta segunda-feira, Presidente Venceslau comemora 93 anos de emancipação político-administrativa. A comemoração cívica do desfile será nesta sexta-feira à noite, às 20h, na Avenida Dom Pedro II.

TÍTULOS BENEMÉRITOS

É praxe da Câmara Municipal de Presidente Venceslau entregar títulos beneméritos para cidadãos no dia de aniversário da cidade. Neste ano, dois personagens recebem a honraria. Primeiro o professor Altino Mazini como benemérito, e, segundo, Odélio Vilarinho Prudêncio, como título de cidadão venceslauense. As sessões serão realizadas na Câmara Municipal, a partir das 8h.

Publicidade

Veja também