Arquivo/Marcos Sanches - Além da chipagem, equipe coletará amostras de sangue para diagnóstico de leishmaniose

Foto: Arquivo/Marcos Sanches - Além da chipagem, equipe coletará amostras de sangue para diagnóstico de leishmaniose

SÁBADO

CCZ realiza plantão e feira de adoção de animais

  • 11/02/2020 07:55
  • DA REDAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), realizará no sábado o terceiro plantão do ano para chipagem e coleta de sangue de cães, para diagnóstico de leishmaniose visceral canina. A ação será das 8h às 16h, na Rua Galdino de Souza, no bairro Vila Nova Prudente. Além disso, o órgão realizará uma feira de animais, que estarão disponíveis para adoção.

Além de realizar a chipagem, o CCZ alerta ainda sobre os sinais e sintomas da leishmaniose, doença que poderá ser detectada com a coleta de sangue. Nos cães são os seguintes: emagrecimento, fraqueza, queda de pelo, vômito, febre regular, crescimento das unhas e feridas que não cicatrizam. Caso o animal apresente esses sintomas, ele deve ser levado ao CCZ para que passe por exame para diagnóstico da doença.

Já no humano, os sintomas são os seguintes: febre prolongada, tosse seca, emagrecimento, aumento da região abdominal, pois a doença pode aumentar o fígado e o baço, diarreia, e, em casos mais graves, sangramento na boca e intestino.

ADOÇÃO

DE ANIMAIS

Ainda no sábado, o CCZ também promove a 1ª Feira de Adoção de Animais do ano, das 9h às 15h, no estacionamento do Makro Atacadista. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, são animais regatados na área central e em bairros da cidade, entre eles, cães e gatos adultos e também filhotes.