Carnaval faz reduzir doações em bancos de sangue

Unidades em Prudente informam que estoques seguem próximo da média indicada, mas alertam que é preciso manter ação solidária para que a oferta não apresente queda expressiva

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 01/03/2019
Horário 13:16
José Reis - Para ser doador é preciso pesar no mínimo 50 kg e estar alimentado
José Reis - Para ser doador é preciso pesar no mínimo 50 kg e estar alimentado

A aproximação do carnaval é o momento em que bancos de sangue e hemonúcleos viram suas atenções para seus estoques, já que, possivelmente, a demanda será aumentada e a oferta diminuída, algo que sazonalmente tende a ocorrer. Em Presidente Prudente, o Banco de Sangue do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo já sentiu a redução de aproximadamente 15% no número de doações, o que preocupa a administração da unidade. Já o  Hemonúcleo anexo à Santa Casa de Misericórdia tem realizado constantemente campanhas para manter os estoques em dia, como segue atualmente, ações que são importantes para que não haja defasagem em feriados prolongados.

O hematologista do HR, José Antônio Nascimento Bressa, lembra que o indicado seria uma média de pelo menos 30 bolsas de sangue doadas por dia, que nesta semana caíram para uma média de 24. Por isso, a unidade lembra que está aberta todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, com o horário de funcionamento que vai das 7h às 17h. “São períodos em que os riscos para acidentes e necessidade de transfusões são muito maiores, como o fim do ano, por exemplo. Nossos números de coletas caem, mas a necessidade de doação continua, então, isso acaba afetando nosso estoque”, ressalta

Já no Hemonúcleo anexo à santa casa, a agente em captação de doadores de sangue, Aline Santos das Neves, afirma que atualmente o estoque segue dentro da média, quando são coletadas cerca de 40 a 50 bolsas de sangue por dia, e que permitem uma quantidade dentro do que é considerado o indicado. O resultado, no entanto, é conquistado a partir do esforço coletivo da equipe, com campanhas que chamam o público. “Nossa meta mensal é a de conseguir 1.250 bolsas, e alguns dias são responsáveis por nos ajudar nesse objetivo, pois há ocasiões em que conseguimos 60 bolsas”.

Aline pede que os doadores continuem a praticar o ato solidário nesta época do ano. “Os piores meses são começo de janeiro e meio do ano, quando muitos viajam, mas as festas com dias de folga prolongados, como o carnaval, merecem nossa atenção, então, por isso, alertamos que aqueles que puderem, façam suas doações”, reforça.

Doação por repetição

Segundo o Ministério da Saúde, o corpo de uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue, sendo que em intervalos de pelo menos dois meses é possível que o cidadão exerça a missão e a solidariedade que é a doação de sangue. Na ocasião, são retirados no máximo 450 mililitros, que podem ajudar a salvar a vida de até outras três pessoas. O ato de doar se torna indispensável, já que, conforme o Ministério da Saúde, o sangue é imprescindível para pacientes com doenças crônicas graves que passam a viver, a partir de então, com mais qualidade de vida. Sobre o intervalo das doações, a pasta informa que para homens ela pode ocorrer de 2 em 2 meses, no máximo quatro vezes ao ano, e para mulheres de 3 em 3 meses, no máximo três doações anuais.

Cuidados pós-doação de sangue

- Evite esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas;

- Aumente a ingestão de líquidos;

- Não fume por cerca de 2 horas;

- Mantenha o curativo no local por pelo menos quatro horas;

- Não dirija veículos de grande porte.

Requisitos para ser um doador

- Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);

- Pesar no mínimo 50 kg;

- Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;

- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

Fonte: Ministério da Saúde

Serviço

Hemonúcleo anexo à santa casa

Rua Wenceslau Braz, 5 – Presidente Prudente

Telefone: 3223-3511

Atendimento: Segunda, terça, quarta e sexta-feira, das 8h às 17h; quinta-feira, das 8h às 19h; e sábado, das 7h às 11h; domingo não há atendimento.

Banco de Sangue do HR

Rua José Bongiovani, 1297 – Presidente Prudente

Telefone: 3229-1500

Atendimento: Todos os dias da semana, inclusive feriados e fins de semana

Horário: 7h às 17h

Publicidade

Veja também