Carnaval é tônica da programação de quatro dias do Sesc Thermas

Arte, folclore e um pouco da história de uma das maiores festas do Brasil, tem início nesta tarde de sábado e segue até terça-feira, dia 13 de fevereiro

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 10/02/2018
Horário 12:17

Com todas as atividades gratuitas e abertas à população da cidade e região, arte, folclore e um pouco da história de uma das maiores festas do Brasil, o carnaval, será a tônica de quatro dias de folia no Sesc Thermas de Presidente Prudente. A programação tem início nesta tarde de sábado no ritmo do axé music invadindo a Área de Convivência da unidade, Às 16h, com show da banda Bolero Freak.

Relembrando sucessos do passado, com arranjos repaginados e combinações excêntricas, a banda composta pelos músicos Daniel Lotoy (voz e teclado), Abner Paul (bateria e percussão), Evandro Ferreira (violão e guitarra) e Renato Leite (baixo), Renata Versolato e Daniel Warschauer na sanfona apresenta um repertório recheado de axé music dos anos 1990.

A Bolero Freak nasceu sob o signo da mistura, unindo a diversidade existente dentro da própria banda que possui integrantes com formações distintas. Seu trabalho foi iniciado em um projeto experimental para testar a sonoridade na união de estilos aparentemente não conexos.

Na trilha da pesquisa musical, sempre pelo viés da mistura, a banda chegou ao Tropicalismo, movimento icônico na música brasileira que teve como uma de suas características mais profundas a incorporação de estilos e o diálogo com outras formas de expressão artística, como a literatura e as artes plásticas. O interesse nessa forma de musicalidade foi tão profundo e tem influenciado a banda ao ponto de fazer o presente projeto em homenagem ao movimento liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil.

A Bolero Freak vem trabalhando em seu projeto autoral e já lanço seu primeiro clipe da música “Ainda lhe espero”.

 

Confetes, jujubinhas e serpentinas

Carnaval tem palhaço? Tem sim senhor! É isso aí, os pequenos também se divertem! Às 15h de domingo, na Área de Convivência, a garotadinha poderá assistir a um divertido espetáculo interativo comandado pela palhaça e cantora Renata Versolato, com a Charanga da Popota, de São Paulo.

Composta por seis músicos, a trupe promete levar o público a uma deliciosa viagem musical dentro de um universo totalmente lúdico entre Confetes, Jujubinhas e Serpentinas, um show no qual a palhacita cantante Popóta traz sua charanga em um divertido resgate interativo, que por onde passa não deixa ninguém ficar parado.

Suas apresentações contam com um repertório repleto de marchinhas de carnaval, sambas, musicas do cancioneiro infantil e cantigas de roda com arranjos modernos adaptados para o carnaval e cheios de improvisações teatrais.

No repertório de marchinhas estão: “Allah-la Õ”; “Abre alas”, “Balance”, “Cabeleira do Zezé”, “Cachaça Não é água”, “Chiquita Bacana”, “Cordão do Bola Preta”, “Jardineira”, “Mamãe eu quero”, “Me dá um dinheiro aí”, “Saca-Rolha”, “Se a canoa não virar”, “Zé Pereira”.

Músicas Infantis: “Vai começar a brincadeira”, “Alecrim”, “A dona aranha”, “Chiquita bacana”, “Pirulito que bate-bate”, “Se essa rua”, “O cravo brigou com a rosa” e “O pato”.

Tem sambas: “Samba Lele”, “Samba da minha terra”, “Saudade da Bahia”, “Isso aqui ô ô” e muito mais surpresas...

 

Oficina

Às 16h de domingo, no Quiosque do Sesc a professora e artesã Ivonete Alves ensina aos pequenos, de até 12 anos, a fabricação de bonecas abayomis, que são feitas com nós, oriundas da tradição afro-brasileira. As bonecas foram criadas na época da escravidão por mulheres negras utilizando pedaços de suas saias, único pano encontrado nos navios negreiros, para acalmar e trazer alegria.

As vagas são limitadas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Central de Atendimento. Menores de 6 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis durante a atividade.

 

A folia continua

Nos dias 12 e 13, o Sesc Thermas abre das 9h às 18h e a programação gratuita é voltada ao público infantil, com dois espetáculos musicais. Na segunda-feira, Inimar dos Reis e Grupo Folias e Folguedos, de São Paulo (SP), apresentam vários ritmos e manifestações de Estados brasileiros no espetáculo teatral “Folias Brasileiras”. A encenação que envolve arte e folclore do ciclo carnavalesco brasileiro começa às 15h, na Área de Convivência.

"Da Bahia, vem o afoxé, samba de roda, carnaval das burrinhas. Já de Pernambuco, é forte o maracatu, frevo, caboclinho, mascarados e papangús. O samba-de-bumbo e marchinhas de São Luiz de Paraitinga estão presentes em São Paulo", explica o técnico de programação do Sesc Thermas, Nilo Mortara, sobre o espetáculo.

Na terça-feira, com repertório diverso e músicas rearranjadas para o ritmo quente da folia, a Trupe Pitirilo, de São Paulo (SP), apresenta o musical “O Carnaval da Velha Fubica. Também às 15h, o grupo traz os frevos baianos tocados ao som das guitarras elétricas.

"É um espetáculo novo da Trupe Pitirilo, bem animado e para cima. A ideia é contar um pouco sobre as origens dos trios elétricos, nos anos 50, até os modelos atuais. O grupo já esteve aqui no Sesc com várias apresentações e foi sucesso conquistando o público", comenta Nilo.

O técnico de programação ainda dá uma dica para os pais: “Esses espetáculos funcionam como uma matinê para as crianças e, todos os anos, os pais costumam trazer os filhos fantasiados para curtir a folia. Então, quem quiser, pode seguir com a tradição”.

 

SAIBA MAIS

A tradição dos trios elétricos começou com o Fobica, em 1950, em Salvador (BA). Dois amigos, Adolfo Antônio do Nascimento (Dodô) e Osmar Alvares Macedo colocaram aparelhos de som em um carro Ford 1929, conhecido como "Fobica". Eles pintaram vários círculos coloridos como se fossem confetes no veículo e colocaram duas placas, no formato de violão, escrito "Dupla Elétrica". Dodô fez uma adaptação elétrica para usar a bateria de automóvel para alimentar o funcionamento dos alto-falantes instalados na Fobica.

No domingo de Carnaval daquele ano, arrastaram milhares de pessoas. Dodô e Osmar, em cima da fobica decorada e eletronicamente equipada, fizeram, assim, sua primeira aparição como os inventores do trio elétrico.

Com AI Sesc

 

SERVIÇO

CARNAVAL DO SESC

Múltiplos Sons – Show “Bolero Freak”

Hoje, às 16h

Na Área de Convivência do Sesc Thermas

Grátis. Classificação indicativa: Livre.

 

Arte em Cena – Espetáculo “Charanga da Popota”

Com Charanga da Popota, de São Paulo (SP)

Domingo, às 15h

Na Área de Convivência do Sesc Thermas

 

Brincando com Arte – Oficina “Bonecas Abayomis”

Domingo, às 16h

No Quiosque do Sesc Thermas

Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento

Grátis. Classificação indicativa: Até 12 anos.

 

Arte em Cena – Espetáculo Musical “Folias Brasileiras”

Com Inimar dos Reis e Grupo Folias e Folguedos, de São Paulo (SP)

Segunda-feira (12), às 15h

Na Área de Convivência do Sesc Thermas

 

Arte em Cena – Espetáculo “O Carnaval da Velha Fubica”

Com a Trupe Pitirilo, de São Paulo (SP)

Terça-feira (13), às 15h

Na Área de Convivência do Sesc Thermas

Publicidade

Veja também