Carim: ações e desafios em prol do paciente renal

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 01/03/2020
Horário 08:33
Cedida - Oficina de artesanato é uma das ações oferecidas aos pacientes renais crônicos e famílias
Cedida - Oficina de artesanato é uma das ações oferecidas aos pacientes renais crônicos e famílias

O Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico e Transplantado) realiza um importante trabalho em Presidente Prudente, visto que seu objetivo é o atendimento, assistência à saúde das pessoas com insuficiência renal crônica, transplantados, familiares, além da promoção e prevenção das doenças renais crônicas na população em geral.

A entidade civil sem fins lucrativos atualmente é dirigida pelo presidente Wesley Cardoso Cotini, 1º-tesoureiro Martinho Sergio Krasucki, 1ª-secretária Brunna Ruzzon de Souza, conselheiros fiscais Everton da Silva David, Dirce Marioto, Silvia Leticia Ramos Tsuda e Paola Gomes Coutinho Barra Rosa. A equipe, entretanto, mudará em breve, já que em 19 de março ocorrerá eleição na entidade. “É importante para termos novas lideranças para fortalecer os trabalhos e trazer novas ideias”, declara a porta-voz do Carim, a assistente social Elaine de Oliveira Silva Almeida, 38 anos.

A nova gestão terá de conduzir importantes projetos, entre os quais, um dos mais ousados da história da associação, a criação de um hospital especializado no tratamento de doenças renais crônicas. Em dezembro de 2019, o Carim recebeu da Prefeitura prudentina a concessão de um terreno para a construção do centro de referência, considerado o primeiro passo para a realização deste sonho coletivo. “Estamos em busca de concretizá-lo, no momento estamos em trâmites de projetos e planejamentos sem data definida”, pontua Elaine.

MAIS SOBRE A

ASSOCIAÇÃO

De acordo com a porta-voz, atualmente, a entidade possui 497 usuários cadastrados que realizam tratamento de hemodiálise, sendo que parte desses vive em situação de vulnerabilidade social e econômica. A associação oferece atendimentos e acompanhamentos técnicos com profissionais da área de serviço social, psicologia, fisioterapia, enfermagem, nutricional e medicina, que atuam de acordo com as especialidades de cada função, em parceria com a rede de serviços do município.

Além disso, o Carim conta com laboratório para a dosagem da creatinina no local das campanhas, como meio de atender a população com menos tempo de espera no resultado e no procedimento de consulta médica nos casos de alteração.

As campanhas, palestras e reuniões socioeducativas são mensais, as oficinas disponibilizadas são quinzenais e os atendimentos diários. “A entidade, mesmo com dificuldades que fazem parte da realidade de nosso país, está superando e realizando o trabalho melhor da forma possível. Há a necessidade de ampliarmos nossos serviços, mas será de acordo com as condições e demanda”, salienta Elaine.

SERVIÇO

Para mais informações

Endereço: Rua Othmar Bohac, 41, Jardim Esplanada, Presidente Prudente

Telefone: 3917-3684

E-mail: carimprudente@yahoo.com.br

Publicidade

Veja também