Cardiologistas discutem casos de Síncope em PP

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 25/05/2019
Horário 09:30
Luciana Nelli: Cardiologistas Eduardo Palmegiani, Antonio Claudio Bongiovani`(presidente regional da Socesp) e o palestrante Adalberto Menezes Lorga Filho, durante a atualização oferecida pela Socesp aos profissionais da cidade e região
Luciana Nelli: Cardiologistas Eduardo Palmegiani, Antonio Claudio Bongiovani`(presidente regional da Socesp) e o palestrante Adalberto Menezes Lorga Filho, durante a atualização oferecida pela Socesp aos profissionais da cidade e região

A síncope é uma perda temporária da consciência provocada por uma diminuição do fluxo sanguíneo cerebral. Também conhecida como desmaio. Seu diagnóstico e tratamento foram temas de atualização para cardiologistas e acadêmicos de Presidente Prudente e região, dia 14 de maio, no auditório da Casa do Médico. Evento foi promovido pela Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo). A palestra foi ministrada pelo médico Adalberto Menezes Lorga Filho, graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e Doutorado em Cardiologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Corpo Clínico do Instituto de Moléstias Cardiovasculares de São José do Rio Preto. Lorga explanou sobre os casos clínicos de pacientes com síncope e falou sobre investigação e estratificação de risco de síncope vasovagal. Participaram da atualização, médicos, residentes, acadêmicos, fisioterapeutas e outros profissionais.

Bom dia

" Sorria, você acordou mais um dia..

(Chorão)

Hoje

Grande fluxo aéreo hoje sobre o Aeroparque José Martins em Regente Feijó, que sedia neste final de semana a Aviashow 2019.  Logo de manha é aguardada aterrissagem de centenas de aeronaves.

Programação

Agenda super movimentada hoje na Aviashow 2019: 13h, palestra de Ricardo Beccari (“Como fazer imagens Air-To-Air); 14h, show aéreo; 14h, palestra da Matsuda (“Plantio Aéreo de Sementes Forrageiras); 15h, palestra do prof. Dr. Alexandrius de Moraes Barbosa, da Unoeste (“Potencialidades e limitações agroclimáticas do Oeste Paulista”); 16h, palestra de Jô Stuar (Garmin); 17h, Show aéreo; 17h, palestra de Led Santos (“O Papel da Instrução na Segurança Operacional de voo”) e 17h, paraquedismo.

Emergência

Prefeito Bugalho declarou situação de Emergência na Saúde da cidade devido ao cenário da dengue, que registra 1.085 casos positivos e um óbito confirmado, e determinou a contratação de mais funcionários para reforçar as duas UPAS.

Fluxo

Prefeito fez um apelo à população: antes de procurarem pelas UPAs, compareçam primeiro a uma das 35 unidades de saúde de Prudente, sendo 24 ESFs (Estratégias de Saúde da Família) e 11 UBSs (Unidades Básicas de Saúde). “As unidades ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e estão preparadas para o primeiro atendimento, que muitas vezes é hidratação e hemograma. Caso seja constatada a necessidade, a unidade encaminhará a UPA”, orientou.

Arrastão

Pede-se a colaboração dos moradores dos bairros Alvorada, Marisa, Sumaré, Souza Reis, Itapuã e Itapura II, no esforço contra Dengue. Essa região receberá agentes da Vigilância, neste sábado, das 7h30 às 13h. Eles vão às residências para mostrar quais recipientes servem como criadouro do Aedes Aegypti, vetor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

Jantar Beneficente

Cerca de 550 pessoas prestigiaram o jantar beneficente em prol da Associação Lúmen Et Fides, no Buffet Corazza. O jantar contou com um cardápio diferenciado que agradou os presentes bem como uma variedade de bebidas e um DJ que alegrou o ambiente. O presidente da entidade, Mauro de Paula Trojilo agradeceu o apoio e disse que a arrecadação era destinada à construção de 8 novas salas que ampliarão o número de atendimentos da Lúmen. “Temos uma fila de espera em torno de 102 crianças”, informou.

Agenda

Em agosto, a Lúmen ET fides realizará outro evento, informou o presidente Mauro de Paula Trojilo, o tradicional chá bingo. A arrecadação será para a provisão em complementação dos recursos de prestação de serviços que são para cumprimento dos encargos e despesas dos recursos humanos.

 

COMITIVA Agência Cacilda Tour recebeu anteontem a visita de Alejandro Velasques, proprietário da agência Luck (receptivo) e dos promotores de venda dos hotéis de Maceió

REGISTRO Os diretores da Liane Veículos, Luiz Botigeli e Laudério Botigeli entregaram as chaves da nova Amarok do empresário Antonio Renato Prata

D

IRETORES DA LUMEN ET FIDES Adherbal Oliveira, Geraldo Berardinelli, Mauro Trojilo, Hélio Martínez e Manoel Dionísio Filho


APOIO À ARTE

Instituto patrocina concurso científico e cultural

Em comemoração aos 10 anos de trabalho da ALSF (Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus) em Presidente Prudente e região, o Instituto Cézar Humberto Salvador promoveu um concurso científico e cultural, visando estimular a produção de conhecimento e cultura entre os envolvidos nas unidades. Seis participantes receberam premiações em dinheiro.

As apresentações dos poemas e músicas desenvolvidos para a festividade foram feitas no anfiteatro 2 do Hospital Regional de Presidente Prudente “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo” e foram avaliados por uma comissão de três jurados. Michael Gomes, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente, Valter Trevisan, coordenador do curso de Música da Unoeste e Dauton Zambrini, músico e membro do Movimento Mariana Braga.

Na oportunidade também houve o anúncio dos vencedores do concurso científico, que tinha como proposta a elaboração de um projeto de instalação de um Centro de Pesquisa no Hospital Regional. “Essa é uma semente que está sendo plantada, para darmos início, no momento oportuno, nesse trabalho tão importante. Assim, poderemos capacitar ainda mais nossos profissionais e evoluir em qualidade no atendimento ao paciente”, pontuou o Dr. José Antônio Nascimento Bressa, que representou o Instituto Cezar Humberto Salvador na oportunidade. “É uma enorme satisfação estar aqui hoje em nome do doutor Henrique Liberato Salvador, representando o Instituto Cezar Humberto salvador, parabenizo a todos que participaram deste concurso”, citou Bressa.

Para o diretor administrativo do Hospital Regional, Frei Tarcísio Marchini, foi um momento de grande celebração. “Uma apresentação dessas a gente não assiste, nós degustamos. A arte deve ser apreciada e a qualidade dos trabalhos foi muito boa. Agradecemos a todos que celebraram esse momento tão especial conosco”, afirmou o frade.

 

Confira os vencedores do Concurso Científico:

1º lugar: Fernanda Soares Silva Videira

2º lugar: Elaine Cristina Negri Santos, Marcus Vinicius Pimenta Rodrigues e Maria Nilda Vieira Camargo

3º lugar: Bruna Bordan Diniz, Letícia Estevam Engel e Marina Aparecida Molina Gomes

 

Confira os vencedores do Concurso Cultural:

1º lugar: Fabio José Jovial Lourenço

2º lugar: Luzia Alves de Alvarenga Freire

3º lugar: Luara Fazion Coelho

 

1º lugar Fábio José Jovial Lourenço

2º lugar Luiza Alves de Alvarenga Freire

3º lugar Luara Fazion Coelho

 

Dominou

O Uber entrou com tudo em Presidente Prudente. Um motorista me disse ontem que só na cidade 2 mil drivers já operam com o aplicativo.

Sucesso

Aron Consultoria, do prudentino Antonio Carlos Cruz desenvolve o plano de carreira técnico, administrativo e acadêmico da Faculdade Paraíso, com sede em Juazeiro do Norte e unidades em Fortaleza. Atualmente a Faculdade Paraíso é referência em Gestão de Pessoas, com diversos prêmios pelo trabalho que faz tanto com os alunos como para seus funcionários.

Lançamento

O prudentino Dan Rosseto, um dos jovens diretores mais premiados do teatro nacional atualmente, lança um livro hoje, das 17H às 20h, na Casa das Rosas em São Paulo. A publicação "Peças Sobre Morte, Vol. 1" resume duas peças de autoria do teatrólogo: "Manual Para Dias Chuvosos" e "Antes de Tudo" pela editora Giostri.  Ele já prepara o volume 2, com os textos "Enquanto as Crianças Dormem" e "Diga que Você já me Esqueceu". E para fechar virá o volume 3 com as obras "Nunca Fomos Tão Felizes" e "O Último Concerto para Vivaldi". “Num momento tão delicado para as artes, sobretudo para a literatura, lançar um livro é um ato heroico.”, comentou o autor.

Hidroginástica

Uma das aulas mais procuradas na Academia Enforma é a de Hidroginástica. A atividade praticada dentro da água elimina o peso do corpo e evita lesões musculares e nos tendões e ligamentos, essencial em qualquer idade. De acordo com os professores Renan e Diogo Porto, os resultados são positivos e breves quando praticado pelo menos três vezes na semana. 

 

SUCESSO Dan Rosseto lança seu primeiro livro, hoje, na Casa das Rosas em São Paulo

 

RAPIDINHAS

...

Bom dia Mauro Trojilo, presidente da Associação Lumen et Fides! Parabéns pelo trabalho espetacular à frente da entidade.

...

O teatrólogo e jornalista Dan Rosseto é da minha turma de Comunicação Social na Unoeste.

...

Renato Gouvêa de Jesus foi nomeado titular da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, órgão responsável em colaborar no planejamento das ações de combate à dengue.

...

Prudente agora tem o Disque Dengue, para que os moradores possam encaminhar denúncias e solicitações. O número é (18) 99137-9971.

...

Ponto final: Quem não é suficientemente gentil não é suficientemente humano. Gentileza gera gentileza.

Publicidade

Veja também