Foto: Isadora Crivelli - Era com o amigo Issami que Emi treinava para as competições quando ele morou no Japão

Foto: Foto: Isadora Crivelli - Era com o amigo Issami que Emi treinava para as competições quando ele morou no Japão

Carateca japonesa bicampeã mundial visita O Imparcial

Natureza de Presidente Prudente foi um dos motivos da japonesa Emi Shoguchi e seu esposo Kensuke Tsuji escolherem a cidade para passar a segunda parte da lua-de-mel do casal

  • 12/02/2020 04:00
  • OSLAINE SILVA - Da Redação

O Imparcial foi agraciado no finalzinho da tarde, início da noite de ontem, pela visita da japonesa bicampeã mundial de caratê Emi Shoguchi, 30 anos, faixa preta 3 (terceiro dan) e seu esposo Kensuke Tsuji, 34, moradores da cidade de Tokushima. Mais que uma entrevista, tivemos um bate-papo gostoso com a ajuda da intérprete Nicole Nishimura, 17 anos.

Emi contou que esta é sua segunda vinda ao Brasil e a Presidente Prudente. Na primeira veio para fazer um seminário e agora para passar a segunda parte de sua lua-de-mel. Primeira foi na Alemanha. Por que Prudente? Porque ela amou a natureza que encontrou, o verde, os animais e é onde mora o amigo Adilson Issami Nishimura, 43 anos, proprietário da Academia de Karatê Issami Dojo. Ela e o esposo amam cavalos!  E aproveitaram desta vez para conhecer Foz do Iguaçu (PR) para onde foram ontem e retornam amanhã.

“O Japão é muito longe, só de avião é praticamente um dia inteiro de viagem. Então pensei, quando eu tiver filho não vou poder ir ao Brasil porque é muito longe...”, disse Emi.

Na verdade ela queria muito conhecer o Rio de Janeiro, mas o amigo Issami explicou que, infelizmente, a cidade está perigosa. Então, como gostam da natureza sugeriu Foz para que vejam de perto a beleza das Cataratas do Iguaçu.

Outra coisa que Issami mencionou que o casal queria muito nesta vinda a Prudente, era ver como é o cultivo da batata doce, que é forte na região. Isso porque esta é a atividade de trabalho de Kensuke e sua família, no Japão. Issami prontamente atendeu ao pedido e os apresentou aos amigos pioneiros que ele tem nesse setor, no munícipio, que trocaram experiências.

 

FAMÍLIA UNIDA NO

CARATÊ POR EMI

Fugindo do comum, que tradicionalmente algo é passado dos pais aos filhos, como a prática de esportes, o caratê entrou na família do patriarca Yuichirou Shoguti, exatamente com Emi. Isso mesmo, começou com ela, quando tinha 8 anos, e seu irmão, Yuta Shoguti. Depois a irmã, Miki Shoguti, e por último, aos 50 anos, a mãe, Yaemi Shoguti, que já disputou até campeonato.

Perguntado a Emi como ela vê a participação das mulheres nas mais diversas modalidades esportivas, como as artes marciais, no mundo, ela diz que “o espaço que a mulher conquistou é muito importante para que outras mulheres adentrem, pois a autoestima é estimulada, a confiança reforçada e a defesa pessoal também”.

 

FUTURO E SONHOS

PARA REALIZAR

Sobre as principais conquistas em sua carreira, a carateca exalta a emoção de quando conquistou o mundial absoluto (2011) e depois repetiu o feito, em 2017. A amizade com Issami, mais ou menos 15 anos, pode ser expressada aqui. Pois, conforme Emi, na época em que ele morou no Japão quando ela treinava para as competições, pelo fato de as outras lutadoras serem maiores fisicamente que as japonesas, era com ele que se preparava.

“Agora, como parei de lutar há quatro anos, desejo abrir uma academia com meu esposo, ser uma treinadora reconhecida e formar um campeão mundial. Sobre os filhos seguirem a arte dos pais ‘não sei’ [risos]. Porque eu serei a mamãe rigorosa e ele o papai o bonzinho. Penso que eles irão gostar mais do papai [risos]”, brinca Emi.

Talvez seja coisa do destino, sabe-se lá. Mas, Kensuke que também é carateca e voltaria a lutar, para competir no mês de maio, chegou ansioso para treinar com o amigo Issami e acabou se machucando (rompimento do tendão do pé esquerdo), no domingo. Infelizmente, não poderá treinar, mas vai curtir o máximo que puder com Emi até domingo, pois na segunda-feira retornam ao Japão.

 

Foto: Isadora Crivelli - Motivo desta segunda viagem é a lua-de-mel do casal

 

Foto: Weverson Nascimento - A bicampeã mundial de caratê visitou O Imparcial no finalzinho da tarde de anteontem