Capital entra no ranking global de startups

Contexto Paulista

A cidade de São Paulo entrou para o ranking “Global Startup Ecosystem Report 2019”, estudo que analisa mais de 40 cidades e milhares de empresas no mundo e é considerado um dos mais abrangentes sobre o ecossistema de startups. “São Paulo tem tudo que um ecossistema de startups vibrante necessita”, afirma Amure Pinho, presidente da Associação Brasileira de Startups. Ele menciona a “força de trabalho altamente qualificada, diversidade de suas indústrias e parceiros públicos e privados profundamente engajados para comunidade líder global”. As informações foram divulgadas pelo site especializado I

COLUNA - Contexto Paulista

Data 15/05/2019
Horário 05:03

Capital entra

no ranking

global de

startups

A cidade de São Paulo entrou para o ranking “Global Startup Ecosystem Report 2019”, estudo que analisa mais de 40 cidades e milhares de empresas no mundo e é considerado um dos mais abrangentes sobre o ecossistema de startups. “São Paulo tem tudo que um ecossistema de startups vibrante necessita”, afirma Amure Pinho, presidente da Associação Brasileira de Startups. Ele menciona a “força de trabalho altamente qualificada, diversidade de suas indústrias e parceiros públicos e privados profundamente engajados para comunidade líder global”. As informações foram divulgadas pelo site especializado IT Midia. O Vale do Silício continua liderando o ranking mundial de ecossistemas, seguido por Nova Iorque, Londres e Pequim. De acordo com o levantamento, denominado Startup Genomea, a capital paulista está entre os 10 principais ecossistemas globais para talentos acessíveis, é destaque no setor saúde e se consolida como um dos 30 principais ecossistemas globais de Fintech.

 

Interior se engaja

O Estado de São Paulo possui diversos nichos regionais de desenvolvimento de startups, em fase de expansão, como Bauru, Ribeirão Preto, Araraquara, São Carlos, São José dos Campos, Campinas, Sorocaba, Barretos e Piracicaba, entre outras. No dias 2 e 3 de outubro, a Invest SP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade) promoverá o Conecta SP, evento para reunir o ecossistema de startups paulista e criar novas conexões no Estado de São Paulo.

 

Políticas

Além da classificação dos ecossistemas, o Genome Startups 2019 aponta caminhos e desafios para que as lideranças locais possam seguir para ter maior destaque e ganhar espaço em inovação mundial. O Brasil precisa de políticas para aumentar o financiamento de startups em estágio inicial, segundo o estudo. Os centros regionais paulistas que possuem universidades e vocação tecnológica devem ficar de olho na tendência.

 

Investimento

A Domino’s Pizza Brasil, operação nacional da maior rede de pizzarias delivery do mundo, inaugurou sua nova fábrica de produção de massas em Itapecerica da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo. A unidade ocupa uma área de 5 mil metros quadrados.

 

Mudança nos Conselhos Tutelares

A lei 13.824/2019, publicada no DOU (Diário Oficial da União) de 10 de maio, alterou o artigo 132 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que permitia aos integrantes dos conselhos apenas uma recondução para mandato de quatro anos. O texto sancionado agora destaca que será permitida a recondução por novos processos de escolha. A função do Conselho Tutelar é zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente sempre que ameaçados. Atuam no enfrentamento da negligência, violência física, violência verbal e exploração sexual, entre outras violações.

 

Centro Dia do Idoso

A Secretaria de Desenvolvimento Social criou o Centro Dia do Idoso, com oficinas e atividades recreativas para pessoas com 60 anos ou mais. São 61 unidades no Estado de São Paulo.

 

Nova frente

Coordenada pela deputada Leci Brandão (PCdoB), será lançada hoje uma frente parlamentar com a finalidade de discutir privatizações, defesa do patrimônio público e a qualidade dos serviços prestados pelo Estado. Participarão representantes de 16 partidos.

 

Frases parlamentares

●          “Assim como prédios deixam de funcionar devido a má condição de estrutura, delegacias também deixam de atender o mínimo do que a sociedade precisa” - Deputado estadual Dirceu Dalben (PR), ao defender melhoria na segurança dos municípios.

●          “Estamos preocupados com salários decentes para que os policiais possam oferecer saúde e educação digna para suas famílias” - Deputado estadual Coronel Nishikawa (PSL), ao pedir aumento de salário a agentes da área.

 

Exposição política

Contornos marcantes, cores extravagantes e estilo construtivista-cubista. A exposição “Construir uma nova era”, de Denise Kovalski, traz no saguão da Assembleia Legislativa uma crítica política sobre fatos da última década. O primeiro quadro da série é chamado “O palhaço e o Congresso Nacional”. A imagem retrata o Congresso, o povo, e os partidos políticos, com janelas escuras e uma bandeira do Brasil no chão. “Causa uma impressão enigmática, porque é escura, como se o Brasil estivesse de luto”, diz a artista. Permanece aberta até a sexta-feira.

 

Feminicídio

A Assembleia Legislativa lançou o Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas para as Mulheres, liderado pela deputada Beth Sahão (PT), que ressaltou o aumento de casos de feminicídio no país.

 

Atenção para o RG

Quem está com viagem marcada ou planeja viajar pelos países do Mercosul, e prefere utilizar a carteira de identidade, precisa exigir o RG emitido com menos de 10 anos. O documento não tem prazo de validade, mas é necessário mantê-lo atualizado. Além disso, por motivos de segurança e para se proteger de fraudes, companhias aéreas, bancos e cartórios, entre outros, adotam restrição semelhante e não aceitam RGs com mais de 10 anos da data de expedição.

Publicidade

Veja também