Campeonato Amador tem início neste fim de semana

Com 42 equipes, categoria juniores e master iniciam jogos no sábado, enquanto ouro e prata começam no domingo; locais dos jogos variam pelos campos de PP

Esportes - JULHIA MARQUETI

Data 17/08/2018
Horário 07:33
Arquivo: Campeonato Amador “Professor Agripino de Oliveira Lima Filho” inicia no fim de semana em diversos campos
Arquivo: Campeonato Amador “Professor Agripino de Oliveira Lima Filho” inicia no fim de semana em diversos campos

Um das competições mais tradicionais do solo prudentino vai entrar em cena. Entre sábado e domingo, as quatro categorias do Campeonato Amador – “Professor Agripino de Oliveira Lima Filho”, iniciam a busca pelo título. Com 42 equipes, divididas em oito times pelo juniores, seis pelo master, 11 pelo ouro e 18 pelo prata, 19 partidas estão marcadas para ocorrer. A começar pelas categorias juniores e master, amanhã, às 15h. Enquanto o ouro e o prata entram em campo no domingo, às 8h e às 10h. Os locais dos jogos variam pelos campos da cidade, incluindo Caetano Peretti, Prudentão, Santa Filonema, Santa Paula, Jardim Regina, Vita Iti, Mario Amato, Rio 400, Jardim Brasília e Montalvão.

A diferença em comparação às edições anteriores, gira em torno do rebaixamento, que desta vez não vai ocorrer. O detalhe foi decidido no Congresso Técnico, onde a organização propôs um número exato de equipes na série ouro. “O ideal de equipes no ouro seria de 16. Como no ano passado havia 13, a gente rebaixou um e subimos quatro. Porém, notamos que algumas equipes não se inscreveram esse ano, inclusive a atual campeã. Então, decidimos que nesta edição não haveria rebaixamento e, para a próxima, sobem quatro equipes, totalizando 15, que é perto da nossa meta”, explica Michel Cardoso, um dos organizadores da competição.

O objetivo da mudança foi equilibrar o número de equipes presentes nas categorias prata e ouro, além de aumentar os jogos das duas séries. “Vimos times saindo, então vamos buscar trazer mais prestígio e interesse para o torneio”, afirma.

O motivo da saída de duas equipes tradicionais da competição, sendo uma o time de Floresta do Sul, atual campeão, e também do Embaixador, do Conjunto Habitacional Humberto Salvador, envolve o lado financeiro de cada equipe. “Acredito que a falta de investimento seja o principal motivo! Hoje, principalmente, uma equipe da série ouro tem um gasto elevado com toda a estrutura para fazer um elenco competitivo. Então, esses times tradicionais preferem entrar na competição, não apenas para participar, e sim com intuito claro de chegar às finais do torneio”, destaca Michel.

 

Lado das equipes

Lamentando o fato de serem os atuais campeões e estarem fora da competição, Maurício Damasceno, presidente do Floresta, confirma a possibilidade colocada por Michel. “São questões financeiras mesmo. As empresas estão com dificuldades de patrocinar. É uma pena, pois, garantimos o título no ano do centenário, porém, estamos fora desta edição”, afirma.

Pelo lado do Embaixador, Beto Silva, presidente do time, também coloca o lado financeiro como principal motivo para estar fora do campeonato de 2018. Sendo assim, sem muito apoio, o grupo resolveu tirar o ano para descansar e montar um caixa para o ano seguinte. “A gente investe, gastamos de R$ 8 a R$ 10 mil reais e não tem um retorno, não tem nada, é só por prazer mesmo. Os patrocinadores não estão interessados mais. Então, ficou difícil montar time em Prudente. É uma pena, gostaríamos de participar aqui, porque é uma vitrine do futebol amador”, lamenta. Mesmo com a pausa, Beto promete que ano que vem retorna aos gramados prudentinos. “O time da gente é um time tradicional. Ano que vem a gente volta forte. Quero desejar um bom campeonato a todos e estarei assistindo o que for possível”, conclui.

 

TABELAS

 

Categoria juniores

 

LOCAL

DATA

HORÁRIO

 

Mario Amato

18/08

15h

            GDM

     Grêmio Ana Jacinta

Jardim Regina

18/08

15h

    Estado Islâmico

        Força e União FC

Vila Iti

18/08

15h

    Casa da Criança

                  ACAT

Santa Filomena

18/08

15h

Presidente Prudente FC

            Atlético PP

 

 

 

Categoria master

 

LOCAL

DATA

HORÁRIO

 

Caetano Peretti

18/08

15h

  Unidos do Brasil Novo

      EC Santa Paula

Santa Paula

18/08

15h

       Locomotiva FC

           Sem Base

Rio 400

18/08

15h

        Centenário FC

        Dream Team

 

 

Categoria ouro

 

LOCAL

DATA

HORÁRIO

 

Caetano Peretti

19/08

10h

Efraim Desportiva Prudentina

        Operário FC

Prudentão

19/08

10h

      Nacional do Humberto

           Stand Up

Santa Filomena

19/08

10h

                   OPCC

       AA 04 Bairros

Santa Paula

19/08

10h

                Santa Fé

     Força Montalvão

Jardim Regina

19/08

10h

         Vasco Ana Jacinta

São Paulo FC Eldorado

 

 

Categoria Prata

 

LOCAL

DATA

HORÁRIO

 

Caetano Peretti

19/08

8h

             Sumaré 33 FC

         Montalvão EC

Mario Amato

19/08

8h

          Atlético da Norte

       União Bandeirante

Prudentão

19/08

8h

               Águia Negra

        Independente FC

Santa Filomena

19/08

8h

           Atlético Brasília

Atlética UNESP Prudente

Jardim Regina

19/08

8h

               Amigos FC

           Real Morada

Santa Paula

19/08

8h

             Real Madrid

    Molekada Vila Brasil

Jardim Brasília

19/08

10h

               Pereira FC

     Unidos Brasil Novo

Mario Amato

19/08

10h

         Vale do Sol EC

           Quebrada FR

 

 

 

 

Publicidade

Veja também