Campeã mundial se reúne com amantes do basquete

SESC VERÃO Janeth Arcain, ex-jogadora, encerrou o circuito regional ontem, com bate-papo e participou de prática dentro da quadra

Esportes - GABRIEL BUOSI

Data 25/02/2018
Horário 13:43
José Reis , Bate-papo com a ex-jogadora Janeth Arcain reuniu 115 pessoas ontem, no Sesc Thermas
José Reis , Bate-papo com a ex-jogadora Janeth Arcain reuniu 115 pessoas ontem, no Sesc Thermas

A manhã de ontem, no Sesc Thermas de Presidente Prudente, foi marcada pelo encerramento do circuito de basquete com a ex-jogadora e campeã mundial em 1994, Janeth Arcain. O evento, que foi promovido pelo Sesc Verão, em parceria com a Prefeitura e o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região), passou por quatro cidades ao todo e promoveu momentos de lazer entre os apaixonados pelo esporte e a atleta.

Janeth é tetracampeã da WNB (Women’s National Basketball Association), que é a liga profissional de basquete feminino nos Estados Unidos da América, e a terceira maior pontuadora da história da Seleção Brasileira de Basquete Feminino. O circuito teve início na quarta-feira, em Tupã (SP) e que em seguida foi para Adamantina, na quinta-feira. Já na sexta-feira, Presidente Venceslau foi contemplada com a presença da atleta, que encerrou o projeto ontem em Presidente Prudente.

De acordo com o técnico em programação do Sesc Thermas, Daniel Yonashiro, a atividade foi marcada por um bate-papo, que contou com a presença de aproximadamente de 115 participantes, quanto Janeth apresentou sua carreira, respondeu perguntas e manteve contato com os admiradores. “Essa atividade aproxima essa referência do esporte com a comunidade e valoriza ainda mais o esporte”. Após a conversa, foi realizado um festival de basquete, na quadra da unidade, quando ocorreram partidas nas categorias sub 11, 13, 15 e 17, que contou com a presença da esportista.

 

Vivência esportiva

A atração do dia, Janeth, afirma estar contente com a iniciativa do Sesc, uma vez que o encontro leva para regiões que nunca imaginaram ver um ídolo do esporte, a chance de obter conhecimento e participar de atividades que promovem o bem-estar. “É a primeira vez que venho para a região com o projeto, e sei que as pessoas conseguiram aproveitar a vivência esportiva. Plantamos uma sementinha nos novos amantes do esporte e avaliou como muito positiva essa chance”, esclarece.

Questionada sobre o trabalho de base do basquete no país, a atleta informa que a avaliação poderia ser ainda melhor, uma vez que há uma “lacuna” grande entre as gerações, que poderiam receber um incentivo ainda maior. “Vejo que as crianças deveriam ser, principalmente, estimuladas nas escolas, onde têm o primeiro contato com o esporte”. Já sobre as conquistas, os Jogos Olímpicos de Atlanta, nos Estados Unidos da América, em 1996, se destacam com a medalha de prata. “Subir no pódio olímpico é inexplicável”.

 

Exemplo no esporte

A funcionária pública, Thalita Fernanda Sanches Fernandes, 26 anos, esteve presente no bate-papo e também no festival de basquete, e afirma que soube da programação por parte da atleta, que é seguida por elas nas redes sociais representa um exemplo no esporte. “Já joguei profissionalmente por cerca de 10 anos, pelo Presidente Venceslau, mas faz tempo. O sonho foi interrompido pela falta de incentivo que o esporte vive, mas isso não impede que eu o faça por lazer e o deixe de lado”, diz. Thalita diz que ainda que conhecer a atleta que admira, é um “grande sonho”.

Já a vendedora, Mônica Aparecida Silva Ferreira, 48 anos, estava com a filha de nove anos, e comenta a importância da presença de ambas na atividade. “É maravilho ver o basquete sendo valorizado. Joguei profissionalmente aqui em Presidente Prudente na década de 80 e sou apaixonada pelo basquete. Meus filhos seguiram a mesma linha, inclusive trouxe a pequena hoje”, esclarece. A vendedora afirma que uma vez por semana, por lazer, se reúne com amigas e pratica o esporte.

Publicidade

Veja também