Campanha do Gepac para arrecadar fundos merece apoio da população

editorial

|

Já está em andamento a segunda fase da campanha de arrecadação ao FMDCA (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente) referente a destinações do IR (Imposto de Renda). A ação segue até o dia 30 de abril, em Presidente Prudente, e é fomentada pelo Gepac (Grupo de Empresários e Profissionais Amigos da Criança) e CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). O intento é angariar verbas às entidades assistenciais.

Podem contribuir as pessoas físicas que declaram o imposto de renda no modelo completo, com limite de 6% do imposto devido, bem como as empresas, optantes pela tributação do lucro real, que podem destinar 1%, no fechamento do período de apuração do imposto anual ou trimestral.

Aqueles que têm imposto a restituir também podem fazer a declaração, haja vista que o valor destinado é deduzido do imposto a pagar ou acrescido do valor a ser restituído. Já a destinação direta na declaração de ajuste anual pode ser feita até o dia 30 de abril, porém, se for feita no boleto, será processado somente na declaração de ajuste anual de 2019.

Prudente tem capacidade de recolhimento quase dez vezes maior que o arrecadado na última campanha. Ao todo, foi R$ 1.359.524,19, referente ao imposto de renda de 2016, que beneficiou cerca de 5 mil crianças e adolescentes. Porém o município tem potencial de angariar R$ 10 milhões. A falta de informação sobre o procedimento e mitos são responsáveis pelos números aquém do esperado. Por isso, o Gepac mantém campanha permanente de divulgação e orientação desde 1999.

Aderir a este trabalho é valorizar e contribuir com o desenvolvimento de projetos sociais e ações executadas pelas entidades no município. Os beneficiados passam por um processo de análise no CMDCA antes de receber os repasses, que também acompanha os projetos e assessora para um melhor atendimento dos atendidos.

O Disk-Gepac, pelo telefone 2104-1198, ou o site www.gepac.org.br, são canais para informação. Para que esta sólida campanha continue obtendo resultados, é importante que todos se conscientizem e ajudem. As entidades desenvolvem uma tarefa imprescindível acolhendo famílias que necessitam de assistência. São inúmeros os trabalhos desenvolvidos por este setor, com atendimentos especializados a portadores de deficiências, atividades recreativas, de inserção no mercado e outros. Este grupo oferece oportunidades aos que, em sua maioria, passariam longe delas. Não espere a oportunidade passar.

Comente com o editor

Estilo do Site
  • Luz
  • Alto Contraste