Campanha alerta homens sobre prevenção ao câncer

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 02/11/2019
Horário 06:29
Jean Ramalho - Dirigentes e médicos do HRCPP se reuniram na recepção para abertura do Novembro Azul
Jean Ramalho - Dirigentes e médicos do HRCPP se reuniram na recepção para abertura do Novembro Azul

Dá mais valor e se dedica ainda mais à causa quem já passou pelo problema e conhece de perto as dificuldades. O conselheiro consultor do HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente), José Antônio Salas Molina, se felicita em estar presente na abertura da campanha Novembro Azul 2019, mais ainda por ter superado dois cânceres ao longo da vida, um no rim e outro na próstata, órgão masculino para o qual se voltam as preocupações neste mês temático.

“Fui para o Sírio-libanês me tratar, e hoje a mesma máquina utilizada em São Paulo para meu tratamento, estamos usando aqui e com melhoramentos”, destaca José Antônio, enquanto reafirma que os aparelhos do hospital são “de ponta”. Tendo se curado por detectar a doença em seu inicio, ele deixa aos homens da região o pedido para que todos façam os exames preventivos e que deixem de lado os preconceitos.

Foi, justamente, por conta da excelência no tratamento de câncer de próstata de forma gratuita desde 2014, com consultas com especialistas, realização de exames, é que o HRCPP alcançou a certificação de entidade filantrópica, recorda a gerente administrativa do local, Josiane Aparecida Salisso. Desde o mês passado, o hospital passou a realizar cirurgias de média e alta complexidade de cânceres de mama e próstata. No entanto, a diretoria ainda pleiteia o credenciamento junto ao SUS (Sistema Único de Saúde), para que seja possível realizar ainda mais e mais complexas operações. “Carecemos de deputados federais que nos representem em Brasília”, salienta José Antônio, apontando a representatividade como um dos entraves.

EMPRESAS COLABORAM

COM CONCIENTIZAÇÃO

Marcou presença no evento de abertura, a Energisa Sul-Sudeste, empresa que fornece energia elétrica para munícipios da região, representada pelo gerente de serviços comerciais, Dalessandro Luis Mafei. Ele afirma que a empresa participa da campanha com o objetivo de impulsioná-la, tendo em vista a importância do assunto. A empresa financiou as camisetas temáticas com as artes visuais produzidas pelo hospital.

Dalessandro adianta que estão ocorrendo estudos que apontam para a possibilidade de o projeto Eficiência Energética da Energisa realizar instalação de placas solares no hospital para que os equipamentos imprescindíveis aos pacientes recebam a energia solar produzida e acumulada em baterias. “Não faltará energia”, garante o gerente, ao referir-se ao projeto que pode chegar a R$ 2 milhões em investimentos. Para que a ideia se concretize, os estudos precisam ser finalizados e submetidos à aprovação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

SERVIÇO

Ocorrerão ao longo do mês mutirões de prevenção ao câncer de próstata no HRCPP, porém, as datas ainda não foram confirmadas. Para mais informações ligar em 2104-8022.

Publicidade

Veja também