Gabriela Oliveira/Unoeste - Estética e Cosmética desenvolveu ação de doação de cabelos para o Hospital do Câncer

Foto: Gabriela Oliveira/Unoeste - Estética e Cosmética desenvolveu ação de doação de cabelos para o Hospital do Câncer

SOLIDARIEDADE

Calouros desenvolvem ações pelo Trote do Bem da Unoeste

Cursos promoveram atividades de solidariedade, integração e aprendizado nas primeiras semanas de aula do 2º semestre

  • 14/08/2019 11:53
  • DA REDAÇÃO

Todo início de semestre, diversos cursos da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) realizam atividades com os alunos ingressantes. O objetivo principal é conscientizá-los sobre os perigos de trotes violentos, além de promover a solidariedade, diversão, aprendizado e integração. Medicina, Estética e Cosmética, além de Arquitetura e Urbanismo, foram algumas das graduações que promoveram ações.

Já se tornou uma tradição os calouros do curso de Medicina doarem medicamentos para a Farmácia Comunitária, que fica localizada em frente ao ambulatório do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, e alimentos para instituições de caridade de Presidente Prudente. Já no começo do semestre, mais de 30 mil medicamentos, 205 kg de arroz, 78 kg de feijão, 71 litros de óleo, 60 kg de macarrão, 95 kg de açúcar, além de 25 pacotes de leite em pó foram arrecadados.

Para a aluna ingressante de Medicina, Louise Garcia, 18 anos, que doou medicamentos cardiológicos, psiquiátricos e dermatológicos, a ação a deixou muito feliz, pois há alguns anos ela tem acompanhado amigos acadêmicos e já sabia dessa arrecadação. “Acho muito importante participar porque ajudar quem precisa já é um primeiro passo enquanto estudante de Medicina logo no início do curso”, salienta.

A professora Joandele Cristina da Silva Barcelos é a responsável pela doação de cabelos realizada pelo curso de Estética e Cosmética. Ela explica que esta é a segunda edição da ação. “Tivemos uma adesão muito positiva tanto das acadêmicas da graduação quanto de outros cursos que também aproveitam o momento para doarem”, comenta. Acrescenta que o corte é realizado pelas estudantes do 6º termo. “Todas as doações serão entregues ao Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente”, informa.

Taline Fernanda Coelho e Silva é ingressante de Estética e Cosmética. Ela conta que é a primeira vez que doa uma mecha de cabelo. “Achei essa iniciativa super legal, pois além de termos a chance de fazer um gesto solidário, também podemos interagir com as veteranas”, avalia. Quem também aproveitou para participar foi Ravena Aparecida Otaviano, do 4º termo de Ciências Biológicas da universidade. “A gente precisa desapegar. Então, resolvi entregar uma mecha do meu cabelo em prol de uma boa causa”, diz.

A graduação em Arquitetura e Urbanismo realizou no último fim de semana a intervenção “O espaço público através das suas leituras e percepções: O caso da praça no bairro João Domingos Netto em Presidente Prudente”. De acordo com a coordenadora Marcela do Carmo Vieira, o local oferece leituras e percepções que auxiliam na formação do estudante e é o único espaço de lazer no bairro, conhecido popularmente como “Praça do Wi-Fi”.

“Realizamos, por meio de um percurso urbano, reflexões sobre os pontos negativos e positivos do João Domingos Netto, localizado na zona norte de Prudente. Paralela a essa discussão, fizemos uma análise sobre locais que apresentem potencialidade de usos para os moradores. Esse contato direto com as questões urbanísticas e arquitetônicas eleva o conhecimento adquirido em sala de aula, além de edificar um olhar críticos dos estudantes”, explica.

A atividade contou com a participação de calouros e veteranos, além do Núcleo de Urbanismo em Práticas Colaborativas da Unoeste, por meio dos professores Yeda Ruiz Maria e Victor Martins de Aguiar.

 

Próximas ações

O curso de Sistemas de Informação realizará amanhã, a partir das 19h, uma atividade com os alunos ingressantes para a confecção de um suporte artístico utilizando lixo eletrônico. A ação, que será supervisionada pelo professor Josué Pantaleão da Silva, envolverá os acadêmicos do 1º termo da graduação.

Já os alunos ingressantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia e Estética e Cosmética serão recepcionados com acolhimentos pelas atléticas, apresentação institucional e cultural nessa sexta, a partir das 20h, no Teatro César Cava, no Campus 1.