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Calor combina com ... Melancia

  • 04/12/2019 07:20
  • Delícias & Delícias

Pouco calórica e rica em licopeno, um poderoso antioxidante, a fruta é uma ótima aliada da dieta.
A chegada dos dias quentes pede um cuidado redobrado com a hidratação e também traz aquela vontade de consumir alimentos refrescantes, sem comprometer uma dieta saudável. 
A melancia mostra-se bastante eficiente para matar a sede, devido à sua composição com mais de 90% de água, fator que também atribui a ela um forte poder diurético, o que ajuda no combate ao inchaço. Além disso, uma fatia de 100g. da fruta tem apenas 30 calorias.
São muitos os componentes presentes na melancia, entre eles vitaminas A, C e um bom nível de vitamina B6. No entanto, as grandes estrelas dessa fruta são o licopeno e a citrulina, que, quando metabolizada, se transforma em arginina, nutriente essencial para a formação das proteínas que auxiliam no desenvolvimento muscular. Já o licopeno tem uma função antioxidante e contribui para a proteção cardíaca e ajuda a proteger a pele no verão.
Embora a fruta tenha poucas calorias, seu consumo deve ser moderado em pacientes que desejam perder peso, devido ao seu alto índice glicêmico. Combinada com alimentos que ajudam baixar o índice glicêmico (linhaça, chia, couve, hortelã, gengibre, canela, etc), a melancia pode ser inserida na dieta de qualquer pessoa.

Festa de Bolos Light

Nas comemorações de fim de ano, vale acrescentar castanhas, chocolate e frutas à receita. Mesmo assim o bolo pode ser leve. Escolha a receita e prepare um bolo delicioso. Coma sem culpa!

Bolo de Chocolate e Frutas Vermelhas

Ingredientes da massa: 3 ovos, 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 3 colheres (sopa) de farelo de trigo, 2 colheres (sopa) de margarina light sem sal,1 xícara (café) de leite desnatado, 2 colheres (sopa) de adoçante culinário, 2 colheres (sopa) de cacau em pó, 1 colher (café) de bicarbonato, 1 colher (café) de fermento em pó, ¼ xícara (chá) de frutas frescas vermelhas (amora, mirtilo, framboesa).

Calda de Chocolate: 2 colheres (sopa) de achocolatado diet, 1 colher (sopa) de cacau em pó, 1 xícara (chá) de leite desnatado, 1 colher (chá) de adoçante culinário, 1 colher (café) de essência de baunilha, frutas vermelhas frescas e hortelã para decorar.

Preparo: No liquidificador, bata os ingredientes da massa (exceto as frutas) por 3 minutos. Desligue o aparelho e junte as frutas. Coloque numa forma redonda – 25 cm. diâmetro – e asse por 25 minutos em forno pré-aquecido a 180º C. Desenforme e reserve. Numa panela, cozinhe os ingredientes da calda até engrossar. Cubra o bolo e decore com as frutas e a hortelã.

Rende 8 porções.
Calorias por porção: 147

Muffin de Amêndoa

Ingredientes: 1 ovo, 1 gema, ½ xícara (café) de leite desnatado, 1 colher (sobremesa) de margarina light, ½ xícara (chá) de uvas-passas, 5 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 colher (chá) de cacau em pó, 1 colher (sopa) de farelo de aveia, 1 colher (sobremesa) de adoçante culinário, 1 colher (café) de fermento em pó, ½ xícara (café) de amêndoas picadas, 1 xícara (café) de amêndoas picadas para decorar.

Preparo: No liquidificador, bata o ovo, a gema, o leite, a margarina e as uvas-passas até ficar uma massa homogênea. Passe para uma tigela funda e misture delicadamente, com uma colher, a farinha, o cacau, o farelo e o adoçante. Por último, junte o fermento e as amêndoas. Distribua em forminhas próprias. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC e asse por 15 minutos (ou até dourar). Espere amornar, desenforme e decore com a amêndoa picada.

Rende : 8 muffins
Calorias por muffin: 102

 

NUTRIÇÃO

Para a DIETA dar certo

Perder peso também exige preparação psicológica. Formação de novos hábitos e mudanças no estilo de vida!

  • Conte com o auxílio de uma nutricionista, que irá ajudar a encontrar erros na alimentação.
  • Opte por uma dieta saudável e adequada ao seu estilo de vida. As calorias devem corresponder às necessidades do organismo.
  • Ingira pelo menos, 2 litros de água por dia: ajuda a hidratar o organismo e eliminar as toxinas. A água também gasta energia para ser absorvida, em torno de 200Kcal a cada 8 copos.
  • Faça de 5 a 6 refeições ao dia.
  • Controle e reduza ao máximo o consumo diário de doces, carnes gordas, frituras e gorduras.
  • Faça atividade física, pelo menos 30 minutos diariamente ou 50 minutos três vezes na semana.

 

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Beth Barreto, nutricionista, às quartas-feiras, traz receitas culinárias, além de informações para uma alimentação balanceada e nutritiva.

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