Café: que sabor!!!!

  • 06/02/2019 07:00
  • Delícias & Delícias

Se o cafezinho é o símbolo da hospitalidade brasileira, receitas à base de café são a justa homenagem que prestamos a um dos produtos mais difundidos da nossa terra.

Veja, por exemplo, esta receita à base de café, onde a sábia mistura dos ingredientes deu como resultado um bolo sensacional.

 

BOLO DE CAFÉ

 

Massa: 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina, 2 xícaras (chá) de açúcar, 3 ovos, 1 colher (sopa) bem cheia de café solúvel, ½ xícara (chá) de leite, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó.

 

Para umedecer o bolo: ½ xícara (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de água, 1 colher (chá) bem cheia de café solúvel.

 

Glacê: 200g. de chocolate meio amargo, 200ml. de creme de leite.

 

Preparo da massa: Bata a manteiga ou margarina com o açúcar e as 3 gemas até obter um creme homogêneo. Adicione o café solúvel, previamente dissolvido em água fervente, alternando com o leite. Bata sem parar enquanto adiciona estes ingredientes. A seguir, adicione a farinha peneirada com o fermento. Depois junte as claras batidas em neve e misture tudo delicadamente. Unte e polvilhe com farinha uma forma de anel e despeje a massa. Leve para assar em forno moderado (180º C).Deixe assar por mais ou menos 40 minutos. Para saber se a massa já está cozida, espete um palito: quando sair seco, a massa estará pronta. Desenforme ainda morno. Reserve.

 

Prepare então a calda para umedecer o bolo: leve ao fogo a água junto com o açúcar e o café solúvel. Mexa bem e deixe ferver até obter uma calda de consistência média. A seguir, umedeça o bolo com essa mistura.

 

Por último, faça o glacê: pique o chocolate e derreta-o em banho-maria. Junte o creme de leite misturando bem. Despeje sobre o bolo. Sirva depois de frio.

 

FRAPÊ DE SORVETE COM CAFÉ

 

Ingredientes: 6 colheres (sopa) de sorvete de creme, 2 xícaras (chá) de leite gelado, 2 colheres (sopa) de mel, 1 colher (chá) de canela, 6 colheres (chá) de café solúvel.

 

Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva a seguir.

 

Receitas Especiais com Peito de Frango

 

Simples, sofisticado, exótico... Para cada situação, o filé branquinho que todos apreciam adota um estilo diferente. Escolha o seu.

 

Frango Gratinado

 

Ingredientes: 2 peitos de frango cozidos e desfiados, 1 cebola picadinha, 1 colher (sopa) de manteiga, 2 tomates picadinhos, 1 lata de milho-verde escorrido, salsinha picada, 1 colher (chá) de molho inglês, 1 cubo de caldo de galinha ou 1 colher (chá) de sal, fatias de mussarela ou requeijão,  batatas raladas e fritas.

 

Preparo: Refogue a cebola na manteiga, junte os tomates e mexa até desmanchar. Junte o frango desfiado, o cubo de caldo de galinha, o milho-verde, a salsinha, o molho inglês. Depois de bem refogado, coloque em um refratário grande, cubra com a mussarela ou requeijão, em seguida o  molho branco e leve para gratinar por 15 minutos. Acrescente as batatas fritas e sirva bem quente.

 

Frango com Milho-Verde

 

Ingredientes: 2 peitos de frango, cozidos e desfiados, 1 lata de milho verde, 1 copo de requeijão, cebola ralada, manteiga, sal, noz moscada ralada.

 

Preparo: Refogue a cebola na manteiga, junte o frango, tempere com sal, noz moscada e salsinha picadinha. Espalhe esse refogado num refratário, cubra com o milho verde e o requeijão. Leve ao forno apenas para aquecer (10 minutos).

 

Filé de Frango Recheado

 

Ingredientes: 6 filés de frango, finos, 1 colher (sopa) de grill, ½ xícara (chá) de pão amanhecido, torrado e moído ou farinha de rosca, 1 colher (sopa) de salsa picada, 1 ovo cozido, picado, 2 colheres (sopa) de azeitonas verdes, picadas, ½ pote de cream cheese, pedacinhos de manteiga, 3 colheres (sopa) de óleo.

 

Molho: 2 tabletes de caldo de galinha, 1 cebola picada, 6 tomates sem pele e sem sementes, picados, 1 colher (chá) de açúcar, ½ pote de cream cheese.

 

Preparo dos filés: Tempere os filés com o grill. Misture a farinha de pão, a salsa, o ovo cozido, as azeitonas e o cream cheese. Misture bem. Recheie cada filé com um pouco desta mistura e um pedacinho de manteiga. Enrole-os bem, amarre e frite-os em óleo quente. Retire-os, corte os barbantes e mantenha-os aquecidos.

 

Preparo do molho: Dissolva os tabletes de caldo em 1 xícara (chá) de água fervente e reserve. Doure a cebola no óleo restante, junte o caldo reservado e os tomates. Abaixe o fogo e deixe cozinhar até que o molho esteja apurado. Acrescente então o açúcar. Retire do fogo, misture cream cheese e leve de volta ao fogo para aquecer. Despeje o molho sobre os filés de frango e sirva imediatamente.

 

NUTRIÇÂO

 

Alimentação Infantil

 

Quanto mais cedo se ensina a criança a se alimentar bem, melhor: Maiores as chances dela se tornar um adolescente e um adulto saudável, com o organismo em dia e sem problemas de peso, colesterol, glicose, triglicerídeos, etc.

Convencer as crianças a comer direitinho não é uma tarefa fácil, principalmente num mundo repleto de deliciosos biscoitos, chocolates, balas, refrigerantes, salgadinhos, “ fast-food “e outras guloseimas, que parecem ainda mais apetitosas diante da TV ou do computador. Missão impossível? Nada disso. As dicas a seguir, ajudam a desenvolver um estilo de vida mais saudável para toda a família, o que vai garantir saúde ao longo do crescimento e evitar problemas futuros, como a obesidade. Confira!

 

  • Dê o exemplo: As crianças reproduzem os bons e os maus hábitos alimentares de seus pais. Daí a importância deles serem os primeiros a colocarem no prato os legumes e verduras frescas, carnes magras e frutas. O mesmo vale para as bebidas, evite tomar drinks alcoólicos na frente da garotada.

 

  • Evite a gula: Sabe aquela mania que a mãe tem de querer que o filho raspe o prato? Em vez de incentivar a saúde, pode acabar fazendo com que a criança perca a noção de saciedade e tenha como limite sempre o que estiver no prato. Esta atitude e frases como “ Só mais uma colher!”, “ Come mais um pouco pra mamãe ficar feliz!” devem ser evitadas. Respeite quando seu filho disser que está satisfeito.

 

  • Controle os doces: São deliciosos, mas cheios de açúcar e gordura. Limite-os aos finais de semana, e nunca dê essas guloseimas como presente ou agrado para o seu filho.

 

  • Aprimore o paladar: Diversifique o modo de preparo de alimentos simples, como legumes e verduras, acrescentando ervas e temperos saborosos. Varie também as receitas, preparando, por exemplo, um belo suflê de legumes ou sanduíches incrementados.

 

  • Ensine a gostar da comida: Explique que o alimento é o combustível para brincar, crescer e ficar forte e inteligente. O visual do prato pode ajudar a despertar o interesse da criança: transforme a salada, por exemplo, em uma figura colorida.

 

  • Acerte o tempo para comer: Estimule uma mastigação lenta e correta. Propicie um ambiente calmo e sadio para que façam a refeição com equilíbrio. Não ligue a TV na cozinha e nem deixe que seus filhos façam refeições na sala ou no quarto.

 

  • Combine certas regras: Determine que as guloseimas não podem ser substitutas para a refeição, sem abrir exceções. Se a criança quer muito comer chocolate, diga que ela pode comer mas só depois do almoço, como sobremesa. Libere um dia – para que ela possa comprar o que quiser na cantina da escola.

 

  • Evite a monotonia: Crianças enjoam logo de comer a mesma coisa. Então, não repita o mesmo cardápio no almoço e no jantar.

 

  • Permita guloseimas, mas com critério: Não adianta proibir. Impedir que seu filho coma biscoitos, balas, chocolates, só produz raiva e frustração. Eduque-o a comer ocasionalmente estes alimentos.

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Beth Barreto, nutricionista, às quartas-feiras, traz receitas culinárias, além de informações para uma alimentação balanceada e nutritiva.

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