Cadastro e recadastro do passe social seguem até dia 30

Atividades tiveram início ontem, na Fundação Inova Prudente, e ocorrem das 8h às 18h; 1º dia contou com 200 estudantes no local

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 17/01/2019
Horário 06:49
Marcio Oliveira - Primeiro dia de atividades na Fundação Inova Prudente contou com 200 estudantes
Marcio Oliveira - Primeiro dia de atividades na Fundação Inova Prudente contou com 200 estudantes

Pelo menos 200 estudantes passaram ontem na Fundação Inova Prudente para realizar o cadastramento e recadastramento do passe social, que garante o transporte coletivo gratuito a alunos das redes municipal e estadual de Presidente Prudente. As informações são da Prefeitura, que lembra ainda esperar até o dia 30 de janeiro, quando se encerram os cadastros, 8,5 mil alunos. “O resultado desse primeiro dia está dentro das nossas expectativas e o atendimento tem sido muito rápido, com uma média de espera de cinco minutos por pessoa, além do espaço, que é mais confortável, diferente do que ocorria no PUM [Parque de Uso Múltiplo]”, afirma o adjunto da Secretaria Municipal de Educação, Paulo Vasconcelos. A população presente e ouvida pela reportagem também aprovou a mudança.

O cadastramento teve início ontem e é destinado aos alunos que residam a mais de mil metros da escola e que não tenha conseguido uma vaga em unidade de ensino próxima de sua residência. Conforme a Prefeitura, podem requerer o benefícios os estudantes do ensino fundamental do 1º ao 9º ano, do ensino médio, do EJA (Educação de Jovens e Adultos) que seja presencial, e do supletivo presencial. Alguns documentos são necessário para tanto (veja box), como atestado de matrícula e documentos pessoais.

Ainda de acordo com o adjunto da Secretaria Municipal de Educação, o atendimento dos cerca de 200 alunos esteve dentro do presencial – a estimativa foi passada pela Prefeitura com dados registrados até próximo das 16h -, sendo que o atendimento ocorreu com “conforto” aos presentes. “A pessoa pega uma senha, então, sabe quando será atendida, tem a documentação totalmente digitalizada, o que agiliza o processo, e depois é encaminhada para a biometria facial, saindo com a carteirinha em mãos, diferente do que ocorria antes”, informa Paulo.

A Prefeitura lembra que o atendimento neste ano será das 8h às 18h, com um local climatizado, tanto para o atendimento quanto para a espera, sendo que, além disso, quem for até a Fundação Inova Pudente para o recadastramento ainda poderá usufruir de sistema livre de wi-fi e ainda 11 linhas de ônibus urbano. “Neste período, os ônibus que por aqui passarem deverão parar em frente ao local, para facilitar o acesso”, afirma Paulo. A previsão é que 8,5 mil alunos façam o processo de cadastramento e recadastramento e o período para realizar os cadastramento e recadastramento é até o dia 30 de janeiro, segundo a administração.

Atendimento rápido

Mãe da estudante Laís, Rosineide Silveira, 44 anos, esteve na Fundação Inova Prudente na tarde de ontem e afirmou que já há alguns anos participa do recadastramento. Sobre o atendimento recebido, ela afirma que não poderia ter sido melhor. “Tanto no PUM quanto aqui as minhas participações foram sempre positivas, mas, pelo que vi, aqui está bem melhor por causa do ar-condicionado e da rapidez, já que nem tive tempo de usar os benefícios ofertados, de tão rápido que foi”. Outro ponto positivo para ela foi o espaço escolhido, que fica próximo de sua residência.

O estudante de 15 anos, Victor Hugo dos Santos Rocha, também esteve presente na tarde de ontem, pela primeira vez realizando o cadastro, quando saiu já com a carteirinha em mãos. “Foi bem rápido, mais do que eu imaginava. O processo de digitalização facilitou bastante”, considera.

SERVIÇO

A Fundação Inova Prudente fica na Avenida Comendador Alberto Bonfiglioli, 2700, no Jardim Itaipu, no espaço que era conhecido como Escola de Curtimento de Couro. O atendimento até dia 30 de janeiro ocorre das 8h às 18h.

Documentos originais para cadastramento de alunos novos e aqueles que mudaram de endereço ou de escola são:

- Atestado de matrícula

- Certidão de nascimento, RG ou Registro do Aluno (RA)

- Comprovante de endereço recente ou dos últimos 3 meses (luz, água ou telefone fixo)

- Atestado da escola mais próxima da residência, declarando a inexistência de vagas

Documentos originais para recadastramento:

- Atestado de matrícula

- Cartão do passe social do ano de 2018

- Comprovante de endereço recente ou dos últimos 3 meses (luz, água ou telefone fixo)

Fonte: Prefeitura

Publicidade

Veja também