Busque acompanhamento profissional para cuidar da saúde

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 27/02/2020
Horário 04:39

É difícil conhecer alguém que nunca tenha feito alguma atividade física ou seguido alguma “dieta” por conta própria, que copiou o plano de um conhecido, de uma revista ou da internet. Infelizmente, muita gente subestima os anos de estudos de quem frequentou os bancos universitários dos cursos de Educação Física e Nutrição. Mas, fato é que as pessoas não se dão conta que se alimentar de forma realmente equilibrada, com todos os macros e micronutrientes necessários, e se exercitar da maneira correta, requer sim passar pela consulta de um profissional capacitado.

Simplesmente copiar o plano alimentar de outra pessoa e sair por aí fazendo exercícios físicos sem o acompanhamento ideal podem implicar em riscos à saúde. Não é à toa que os profissionais destas áreas passam anos se dedicando a estudar a fisiologia humana e a compreender estudos científicos para implementá-los na prática, de forma a otimizar o desempenho de atletas e da população em geral, cada vez mais refém de um estilo de vida sedentário e repleto de produtos alimentícios que trazem prejuízos à saúde.

É muito comum vermos pessoas acima do peso, ou que desejam ganhar mais tônus muscular, consumindo suplementos, chás e uma infinidade de itens totalmente sem critério, só porque viram aquela blogueira fitness recomendando e jurando de pé junto que os resultados esperados virão em pouco tempo. Pura balela. É muito melhor pegar esse dinheiro praticamente jogado fora e investir em uma consulta com um profissional capacitado. Com certeza a sua saúde estará em boas mãos e os resultados serão percebidos. Eles podem demorar mais, mas também serão duradouros.

Nesta época do ano, muitas academias estão lotadas de pessoas querendo milagre, buscando por um corpo perfeito de verão, custe o que custar. Contudo, a preocupação com a saúde deve sempre vir em primeiro lugar. Nunca optar por atalhos, que podem ser um tiro no pé! Afinal, os quilos a mais foram sendo adquiridos no decorrer dos anos, e jamais serão eliminados da noite para o dia. O mesmo vale para a construção muscular, que depende de alimentação, exercícios e descanso perfeitamente calculados e em sintonia – ou seja, requer muita dedicação. Não se deixe levar por promessas sem fundamento de picaretas. Use o senso crítico, e busque sempre pelo auxílio de profissionais!

Publicidade

Veja também