Bravo é o novo técnico da seleção do Canadá

CATEGORIA JUVENIL Focado na fase decisiva da liga turca, onde joga atualmente, o prudentino João Paulo recebeu o convite por meio de Glenn Hoag, o que considera “um novo desafio”

Esportes - JULHIA MARQUETI

Data 18/03/2018
Horário 10:19
Cedida/ João Paulo Bravo, Bravo fez cursos e ainda não sabe se encerra a carreira como jogador
Cedida/ João Paulo Bravo, Bravo fez cursos e ainda não sabe se encerra a carreira como jogador

A partir da próxima temporada, o prudentino João Paulo Bravo começará um novo desafio em sua vitoriosa carreira. Um dos líderes do Arkas Spor, da Turquia, Bravo aceitou o desafio de assumir a seleção juvenil do Canadá. O convite partiu de Glenn Hoag, seu técnico na Turquia e que foi técnico da seleção adulta do Canadá por dez anos. O ponteiro vem se preparando para ser treinador há três anos, fazendo cursos oferecidos pela CBV (Confederação Brasileira de Vôlei). Pela seleção brasileira, o jogador fez história conquistando o mundial em 2010, na Itália, a Liga Mundial, em 2009, e o Campeonato Sul-americano de 2009 e 2011.

Concentrado na fase decisiva da liga turca, Bravo viverá a primeira experiência à frente de uma equipe. “Mais cedo ou mais tarde, deveria começar a carreira de técnico. Que bom que apareceu esta oportunidade. Sinto-me confiante e, ao mesmo tempo, tranquilo, mas por enquanto meu foco é nas finais do campeonato aqui na Turquia”. O ponteiro, que tenta levar o Arkas Sport a mais um final do Campeonato Turco, tem mantido conversas com seu auxiliar técnico, Adam Simac, enquanto não assume a seleção juvenil do Canadá. Para o seu novo desafio a partir da próxima temporada o objetivo é conhecer melhor a base da equipe que disputará o Torneio Continental na Nicarágua e buscará a classificação para o Campeonato Mundial da categoria. “Já temos alguns atletas remanescentes que serão aproveitados. A expectativa é desenvolver um bom trabalho para que estes atletas tenham uma continuidade na seleção canadense. Já conheço a filosofia de trabalho do Glenn Hoag, afinal são seis anos trabalhando juntos no Arkas Spor, e acredito que isso irá me ajudar neste novo desafio”, avalia Bravo.

 

Planos

Assim que finalizar o Campeonato Turco, independente do resultado, o jogador volta ao Brasil para passar as férias. Depois, se apresentará à seleção do Canadá para dar início ao trabalho. Neste período, decide se vai seguir também nas quadras. “Não tenho nada decidido ainda. Tomarei a decisão de continuar jogando ou não assim que a atual temporada se encerrar,”, conta.

Aos 39 anos, o ponteiro de 1,96 m tem uma longa carreira construída na Europa. Em 2002, após uma boa passagem pela Unisul, viveu sua primeira aventura fora do país, no belga Noliko Maaseik. Bravo também jogou em grandes equipes da Itália, como o Piacenza, antes de se transferir para o Arkas Spor em 2010. No Brasil, seu último clube foi o Campinas, que defendeu entre 2013 e 2015. Pela seleção brasileira, sagrou-se campeão mundial em 2010, na Itália, da Liga Mundial, em 2009, e do Campeonato Sul-americano de 2009 e 2011. 

Publicidade

Veja também