Bombeiros recebem honras pelos serviços prestados

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 05/07/2019
Horário 12:14
Weverson Nascimento - Solenidade celebrou os 30 anos do 14º Grupamento de Bombeiros
Weverson Nascimento - Solenidade celebrou os 30 anos do 14º Grupamento de Bombeiros

“Nossa vida é lutar pelo povo. No incêndio e no salvamento. Se o destino está sempre em jogo. Só Deus nos dá seu alento”. Com esta letra da Canção do Corpo de Bombeiro, lembramos aqueles que são considerados verdadeiros heróis do fogo. Celebrando o dia deste profissional, comemorado no dia 2 de julho e o 30º aniversário de criação do 14º Grupamento de Bombeiros de Presidente Prudente. Ontem, familiares e autoridades compareceram à sede da unidade para honrarias aos profissionais em serviço, memória ou descanso, que lutaram e lutam bravamente pela comunidade regional.

Com completo civismo, nem mesmo o tempo atrapalhou a comemoração. Lá estavam eles, debaixo da chuva, norteados sobre uma imensa bandeira nacional. De acordo com o 1º-tenente do 14º GB, Marcos Antônio Machado Junior, a importância do evento é chamar a comunidade para acompanhar um pouco do dia a dia do profissional e aproveitar para homenagear o público interno, ou seja, os policiais militares que contribuem com a população nos mais diversos atendimentos e ocorrências. “Alguns destes profissionais foram condecorados através da Medalha Valor Militar e de Láureas de Mérito Pessoal, que são concessões que a Polícia Militar oferece aos internos. Então, aproveitamos este tipo de solenidade para fazer esse elogio perante à sociedade”.

Ao todo, 56 cidades pertencem ao 14º GB de Prudente dividido em três sub-grupamentos para gerenciar administrativamente as regiões. Segundo o tenente Machado, o primeiro é o de Prudente e algumas cidades vizinhas, o segundo é o município de Presidente Venceslau, e o terceiro a região de Dracena. “Ao todo, 380 profissionais fazem parte do coorporativo regional”.

Família

Se para alguns eles são apenas bombeiros, para outros eles são filhos, pais e esposos, como é o caso do cabo da PM Edinaldo de Souza Santos, que recebeu uma grande surpresa da esposa Aniela ao levar seus três filhos, Vitor, Heitor e Laura devidamente fardados em homenagem ao pai. Por mais que eles ainda tenham pouca idade, o pai que recebeu a Medalha Valor Militar na solenidade destaca a importância de estarem presentes. “Foi muito gratificante ver meus filhos participando desta homenagem que eu recebo aqui no quartel, eu vou levar para a vida”.

E foi neste clima de emoção que Edinaldo relembrou as inúmeras tentativas para ingressar no Corpo de Bombeiros. Hoje, 16 anos em serviço operacional, ele diz se tratar de um sonho realizado. “Eu tinha que ser bombeiro, desde o início eu já sonhava em ser um e, é muito gratificante saber o quanto somos valorizados pelo que promovemos, pois independe de salário o importante mesmo é estar ajudando”.

Ao se tratar de lembranças do trabalho, o cabo relembra com carinho um parto que realizou juntamente com a equipe. “Depois de sete anos, essa criança acompanhada da mãe apareceu no quartel para agradecer. Foi um momento muito importante que eu nunca vou esquecer. Digo que tem que ter vocação para ser bombeiro, afinal você passa ser mais humano ao servir a população de um modo geral”.

Ao final do evento, os presentes puderam acompanhar um desfile cívico do 14º Grupamento de Bombeiros.

Publicidade

Veja também