Blog de prudentina é finalista em premiação

“Equoideias” foi selecionado no Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiências; final é realizada hoje, em SP

PRUDENTE - IVE CAROLINE

Data 07/12/2017
Horário 12:52

O governo do Estado de São Paulo realiza o Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiências, com o objetivo de conhecer programas, projetos e ações em prol das pessoas. Seguindo tal tema, um dos trabalhos inscritos no evento foi o blog “Equoideias”, da prudentina Silvana Gabriel Quintino Rodrigues que, pelo engajamento sobre equoterapia, foi selecionado como um dos finalistas da premiação, que será realizada hoje, em São Paulo, no Memorial da América Latina.

“Eu estou muito feliz por ver este reconhecimento, pois todo o conteúdo do blog é autoral e produzido exclusivamente por mim. A equoterapia é uma ferramenta capaz de trazer muitos benefícios físicos e psicológicos, como fortalecimento muscular, equilíbrio, segurança e autocontrole, e espero que a indicação para este evento contribua para difundir a prática em nossa região”, conta a prudentina.

De acordo com Silvana, o website foi criado em 2015 com o intuito de informar profissionais da área com dicas e ferramentas capazes de os auxiliarem durante a execução do trabalho. A ideia surgiu devido ao contato que ela teve com a equoterapia como voluntária durante 9 anos, além de sua especialização na prática em um curso na cidade de Brasília (DF).

“O mais importante é que passo as informações do blog com propriedade, pois trabalhei com este tipo de atividade durante vários anos e senti a falta desta divulgação aqui no oeste paulista. A equoterapia é muito importante para o auxílio de pessoas com deficiência física e eu tento contribuir de alguma forma para que elas tenham uma melhor qualidade de vida”, ressalta.

 

Equoterapia

De acordo com Silvana, a equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.

No Brasil, conforme a prudentina, a Ande (Associação Nacional de Equoterapia), fundada em 1989 e localizada em Brasília (DF), local onde ela realizou sua especialização na área, é responsável por consolidar-se como referência em ensino, pesquisa, desenvolvimento e aplicação das atividades de equoterapia.

Publicidade

Veja também