Bloco do Guri agita tarde de assistidos da Unipode em PP

15 alunos do Projeto Guri proporcionaram uma festa com samba, adereços, marchinhas e danças; iniciativa deve agendar data para apresentação no centro

VARIEDADES - GABRIEL BUOSI

Data 01/03/2019
Horário 08:00
José Reis: Bloco do Guri contou com aproximadamente 15 alunos que tocaram diversos instrumentos

Os alunos do Projeto Guri de Presidente Prudente entraram no clima carnavalesco e na tarde de ontem fizeram a maior festa, bem como levaram toda a alegria da época mais agitada do ano para as dependências da Unipode (União das Pessoas com Deficiência). A iniciativa, que foi criada em 2011, é chamada de Bloco do Guri e ocorre simultaneamente em diversas cidades do Estado. A necessidade de alterar o local que inicialmente receberia o bloco, no centro da cidade, por causa da chuva, no fim das contas foi o grande diferencial desta edição, que promoveu a interação entre crianças, jovens e adultos, estes que são pra lá de especiais, em uma atividade com direito a marchinhas, adereços e muito sorriso no rosto. 

A gerente regional do Projeto Guri, Fabiane Peres, afirma que uma vez ao ano, na semana do carnaval, o bloco se apresenta em algum lugar pré-determinado do município, de forma que para a ocasião é preciso uma preparação especial com os alunos com a inserção, por exemplo, da história do samba, marchinhas e músicas que estão dentro da apresentação. “O Guri trabalha em várias temáticas e dentro de uma delas estão os ritmos brasileiros, como o samba e o frevo. Essa troca de experiências promove um conhecimento cultural muito grande e permite que crianças que não participavam dessa tradição possam ser inseridas na festa”, salienta.

A apresentação estava marcada para ocorrer no centro de Presidente Prudente, mas por causa do tempo de chuva precisou ser alterada para a Unipode. A organização lembra, no entanto, que nos próximos dias deve agenda uma nova data para levar o bloco ao calçadão. A mudança, que inicialmente poderia ser encarada como um desafio, por sair dos planos iniciais, no fim das contas foi o grande diferencial, já que promoveu uma grande, bonita e animada festa aos assistidos da Unipode, que deram orgulho à organização e aos presentes.

“Essa atividade é de extrema importância, pois a maioria deles não tem acesso a eventos culturais, muitas vezes por dificuldades da família mesmo que não tem um transporte adequado ou pela ausência de recursos”, afirma a coordenadora, Patrícia Alves de Souza. Ainda de acordo com ela, a Unipode é totalmente adaptada para o público, o que permitiu e garantiu uma diversão e que era visível e clara no rosto de cada um deles. “Tirar eles da rotina é uma das nossas alegrias e o bloco conseguiu apresentar um mundo que muitas vezes é visto apenas pela televisão”.

 

Fizeram bonito!

O pequeno André Souza, de 14 anos, foi o responsável por levar a música por meio do repinique, instrumento que tem contato desde o ano passado e que é motivo de alegria para ele. “Estou no Guri desde 2014 e já participei outras vezes do bloco. Para mim é sempre muito legal, pois as iniciativas do projeto são entusiasmantes e o carnaval é uma grande festa”, lembra.

O amigo, Virgílio Caetano, 12 anos, está há aproximadamente quatro anos no Guri e ressalta a importância de levar a alegria para outras pessoas por meio da própria alegria, que é estar em contato com os instrumentos musicais. “Eu toco vários e não consigo ter apenas um preferido. Hoje eu fiquei na caixa e a nossa felicidade é justamente essa explosão de alegria proporcionada pelo carnaval. Espero participar em outros anos”, finaliza.

SAIBA MAIS

Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre seis e 18 anos - até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA -. Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo.

 

 

Publicidade

Veja também