Biometria: prazo encerra amanhã para 12 municípios

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 28/11/2019
Horário 09:15
Arquivo - Amanhã é o último dia para cadastramento biométrico em 12 cidades da região
Arquivo - Amanhã é o último dia para cadastramento biométrico em 12 cidades da região

Amanhã é o último dia para que eleitores de 12 municípios da região de Presidente Prudente realizem o cadastramento das digitais na campanha de biometria realizada pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) desde fevereiro deste ano. O órgão informa que a medida é necessária, entre outros fatores, já que torna o processo eleitoral mais seguro, ao confirmar a identidade de cada pessoa que votará.

“Aqueles que não realizarem a biometria terão o título de eleitor cancelado e sofrerão impedimentos na vida civil, como não obter passaporte, tomar posse em concurso público, fazer empréstimos em bancos públicos e matrículas em instituições de ensino”, aponta o Tribunal Regional Eleitoral.

Na 195ª Zona Eleitoral de Presidente Epitácio, por exemplo, a adesão segue dentro das expectativas, sendo que dos 31.789 eleitores, 24.852 realizaram a biometria. “Aproximadamente 78% do público que era esperado já veio nos procurar e sabemos que até sexta não há como atender todos os que ainda estão pendentes, então, muitos ficarão de fora e irregulares”, aponta o chefe substituto da unidade, Carlos Nascimento.

Já na 261ª Zona Eleitoral de Pirapozinho, mesmo sem números para disponibilizar, o técnico judiciário Kleber de Oliveira ressalta que os últimos dias foram movimentados na unidade. “A procura está bem grande, acredito que pela publicidade da mídia e por causa do carro de som que passa pela cidade”. Ele afirma que são aproximadamente 200 atendimentos por dia e que o principal público que não comparece são os jovens de 16 a 18 anos e idosos com mais de 70.

SERVIÇO

Para fazer o cadastramento biométrico até estabsexta-feira, o eleitor deve agendar seu atendimento pelo site www.tre-sp.jus.br e levar ao cartório eleitoral ou a um posto de atendimento da Justiça Eleitoral um documento oficial e original de identificação, um comprovante de residência recente e o título de eleitor, caso já o tenha.

Cidades com fim da biometria nesta sexta

Caiuá

Estrela do Norte

Flora Rica

Irapuru

Marabá Paulista

Narandiba

Pacaembu

Pirapozinho

Presidente Epitácio

Presidente Venceslau

Sandovalina

Tarabai

As cidades cujo prazo termina nesta semana são atendidas pelos seguintes cartórios: 102ª – Presidente Venceslau; 195ª - Presidente Epitácio; 196ª – Junqueirópolis; e 261ª – Pirapozinho.

Publicidade

Veja também