Beleza Afroplacidiana é exposta em Museu de Presidente Prudente

Professor André, idealizador da ação, diz que objetivo é expressar, valorizar afrodescentes da comunidade escolar; 5 alunos e 1 funcionária ilustram fotos

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 25/11/2018
Horário 06:00
Marcio Oliveira: Mostra pode ser vista no Museu e Arquivo Histórico Antonio Sandoval Netto, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h
Marcio Oliveira: Mostra pode ser vista no Museu e Arquivo Histórico Antonio Sandoval Netto, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h

Ana Clara da Silva Fontes, 15 anos; Maria Vitoria Vaz dos Santos, 14; Isabella Raissa Ramos Ventura, 14; Yuri Cesar Ferreira, 13; Gabriel Felipe Góes da Silva, 15; Erika Ambrósio Torres, 44. Seis pessoas, cinco alunos e uma funcionária, negros, da EEEI (Escola Estadual de Ensino Integral) Professor Placidio Braga Nogueira, de Presidente Prudente ilustram uma bonita exposição fotográfica, “A Beleza Afroplacidiana”, ideia do professor de História, André Messias dos Santos, que pode ser vista no Museu e Arquivo Histórico Antonio Sandoval Netto.

“O objetivo da exposição é expressar, valorizar a beleza e a cultura afrodescente de nossa comunidade escolar. No ano passado organizei uma exposição alusiva ao Dia da Consciência Negra, e nesta oportunidade a professora de Língua Portuguesa, Lilian Ribeiro, sugeriu que fizéssemos um ensaio fotográfico com os alunos negros da escola. Então, em junho de 2018, selecionei os alunos e entrei em contato com a fotógrafa Jô Padovan que fez o belo trabalho”, explica o professor.

André destaca que o desenvolvimento do projeto justifica-se especialmente na oportunidade de proporcionar acesso à cultura como um todo e a valorização da cultura afrodescente, uma vez que a comunidade escolar não apresenta facilidades quanto ao acesso a museus e outras atividades culturais de maior expressão.

“Nesse sentido, o projeto tem a intenção de proporcionar aos educandos a oportunidade de reconhecer sua beleza, para que assim ampliem sua percepção sobre a própria identidade. Foi um dos melhores trabalhos que já realizei nos meus 15 anos de magistério. Olhar nos olhos dos alunos e sentir a felicidade, perceber que alguém valoriza a beleza deles do jeito que são, em um país no qual a beleza negra não tem lugar de destaque é muito importante. Esses momentos nos incentivam a realizar sempre mais trabalhos desse tipo”, acentua o educador.

Além das fotos dos personagens, desenhos produzidos pelos alunos de mulheres negras também compõem a mostra, como a vereadora carioca que foi assassinada, Marielle Francisco da Silva, a Marielle Franco.

 

Por trás da lente

O ensaio foi produzido pela fotógrafa Jô Padovan, em seu próprio estúdio. Ela conta que foi bem divertido. “São crianças incríveis, no início um pouco tímidas, mas depois ganhando confiança elas se sentiram mais a vontade. Fiquei muito feliz em ter sido convidada pelo professor André a dar vida a esse projeto. A palavra que mais me vem em mente quando penso nele é honra. Me senti honrada por ter participado!”, exclama a profissional da arte que eterniza fatos, momentos, a vida!

Erika Ambrósio Torres, uma das alunas modelos diz que se sentiu lisonjeada ao ser convidada pelo professor. “Participar desse momento da exposição da cultura negra e ainda poder compartilhar com a comunidade essa valorização e o respeito com a nossa cultura foi muito bom”.

Gabriel Felipe Góes completou: “Fiquei muito feliz, porque nunca vivenciei isso. Tirar fotos e destacar a importância da nossa etnia foi muito importante”, comenta o aluno.

 

Serviço

A visitação da exposição “A Beleza Afroplacidiana” pode ser feita, gratuitamente, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h, no Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto. Mais informações (18) 3223-9404.


 

Publicidade

Veja também