Bebês só devem tomar suco após o primeiro ano de vida

Espaço infantil

COLUNA - Espaço infantil

Data 05/04/2018
Horário 11:32

A grande maioria dos pais costuma introduzir o suco de frutas aos bebês ainda no primeiro ano de vida. Mas, um novo estudo divulgado neste ano pela AAP (Academia Americana de Pediatria) recomenda que as crianças não consumam sucos até os 12 meses de idade.

A característica saudável da fruta acaba sendo substituída pela frutose, um carboidrato que é tão vilão quanto o açúcar. "A questão é que o suco não é uma fruta, são várias ao mesmo tempo. Com a ingestão, a criança estará consumindo muita frutose, que é um açúcar, e isso faz mal ao pâncreas e ao fígado", diz Nelson Douglas Ejzenbaum, pediatra e neonatologista, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria.

A frutose é processada mais rápido que a glicose pelo fígado, onde acaba se transformando em gordura.

Segundo o médico, nos primeiros seis meses de vida, o bebê tem que ser alimentado exclusivamente pelo leite materno. A partir daí, entram as sopinhas e a papa de frutas. Só a partir do 12º mês entram os sucos, em quantidades limitadas.

 

Fibras

Além de concentrar mais frutose, o preparo do suco tira o essencial das frutas. "Quando o suco é preparado, acaba se jogando fora a fibra da fruta. Fica só caldo concentrado de frutose", diz a gastropediatra Cylmara Gargalak Aziz, médica do Hospital Sírio Libanês.

Até mesmo a mãe, desde o período da gestação, precisa ter hábitos saudáveis na alimentação. "Tudo que a criança receber de alimento desde o primeiro mês de gestação até o segundo ano de vida, vai programar a sua alimentação", diz Cylmara. "Se a mãe tiver uma alimentação saudável, o líquido amniótico já vai desenvolvendo o paladar da criança", completa a especialista.

 

Vilões

O pediatra Nelson Douglas Ejzenbaum afirma que o consumo de refrigerantes tem que ser evitado ao máximo. "A gente condena o uso de refrigerantes, pois são bebidas ricas em açúcar e gaseificadas, que não devem ser dadas para crianças".

Isso também vale para sucos industrializados. "Dá mais trabalho fazer o suco do que comprar pronto, mas é o correto", diz a pediatra Cylmara Gargalak Aziz.

FOLHAPRESS

 

Jornal O Imparcial

 

agenda

ARTE EM CENA

O Jardineiro da Lua”

Data: domingo

Horário: 15h

Local: Bosque do Sesc Thermas

Entrada: gratuita

 

OFICINA

Customização de Almofadas”

Data: Domingo

Horário: 16h

Local: Bosque do Sesc Thermas de Presidente Prudente

Inscrições: gratuitas, na Central de Atendimento

 

livros

O LIVRO DA GRATIDÃO

Com cores vibrantes e mensagens cativantes, Todd Parr nos faz pensar sobre os pequenos detalhes da vida pelos quais devemos ser gratos. Todd Parr é considerado pela crítica internacional um grande artista/autor. Com seus traços e palavras simples, vem conquistando crianças de todo o mundo. Seus livros já foram publicados nos Estados Unidos, na França, Espanha, no Japão e em Israel. Em janeiro de 2005, o canal Discovery Kids lançou Toddworld, um desenho animado inspirado nas obras do escritor.

Jornal O Imparcial

Ficha técnica

Autor: Todd Parr

Editora: Panda Books

Páginas: 32

Preço: R$ 28,90

Foto: Divulgação

 

PRIMEIRO LIVRO PARA APRENDER A… CONTAR

Este livro permite que a criança desenvolva plenamente seus talentos naturais e é indicado para crianças a partir de 3 anos. Contém atividades que ensinam os números, desenvolvem a capacidade de calcular e a habilidade de escrever da criança, desempenhando um importante papel em seu aprendizado antes do ingresso na escola. Boa diversão!

Jornal O Imparcial

Ficha Técnica

Editora: Todolivro

Páginas: 16

Preço: R$ 3,10

Foto: Divulgação

 

 

espaço livre

MAR

Aluno: Auane Silva Barreto Santos

Escola Estadual Professora Maria Luiza Formozinho Ribeiro

 

Mar, a palavra certa

Amar amo mar;

Como deve ser nunca vi,

Nem conheci;

 

Deve ter muitos peixes

Tubarão acho que não, pois,

Não conheço dentro dele

deve ser lindo.

 

Não sei se é fundo

ou se é raso

Não sei se é alto

Ou é baixo.

 

 

SER FELIZ

Aluno: Enrico de Oliveira Garcia

Escola Estadual Professora Maria Luiza Formozinho Ribeiro

 

Siga a sua vida e nunca desiste

Se você desistir os seus sonhos chegarão

ao fim de ler, escrever e estudar.

 

Três coisas para você

escutar se você escutar

você já irá passar

 

Lembranças serão apagadas

e vida nova serão registradas

coisas incríveis irão acontecer

como passar de ano e outras coisas.

 

Então eu fiz a minha

escolha eu vou seguir.

A minha vida pela frente

e eu nunca vou deixar de estudar.

Publicidade

Veja também