Divulgação - Parte teatral é feita por alunos de artes circenses e artistas do Instituto Circênico de Jaú

Foto: Divulgação - Parte teatral é feita por alunos de artes circenses e artistas do Instituto Circênico de Jaú

MUSICAL

Baseado na versão de Chico Buarque, “Os Saltimbancos” chega a PP dia 15

Espetáculo tem a participação de mais de 100 pessoas, entre alunos de canto coral do Centro Special Dog e alunos e professores da Orquestra Sinfônica

  • 03/09/2019 08:59
  • DA REDAÇÃO

O Teatro Paulo Roberto Lisbôa, do Centro Cultural Matarazzo de Presidente Prudente, receberá pela primeira vez o musical “Os Saltimbancos”, no dia 15 de setembro, às 16h, com entrada gratuita. A retirada de ingressos será no dia, a partir das 15h, no local. O teatro tem a capacidade para 530 lugares.

Com 1h10 de duração, o espetáculo “Os Saltimbancos”, do Centro Cultural Special Dog, é um musical teatral baseado na versão brasileira “Os Saltimbancos” de Chico Buarque. O elenco é formado alunos e professores do projeto Centro Cultural Special Dog, uma associação sem fins lucrativos, que oferece aulas de música, artes circenses, modelagem, costura, patchwork e culinária, situada na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, no interior de São Paulo.

“Os Saltimbancos” conta com a participação de mais de 100 integrantes, entre alunos de canto coral que atuam na parte musical do espetáculo, fazendo a interpretação ao vivo das músicas, juntamente com alunos e professores da Orquestra Sinfônica.

A parte teatral é feita por alunos de artes circenses e artistas do Instituto Circênico de Jaú, que atuam utilizando técnicas e malabarismos e tecidos de artes circenses.

O espetáculo estreou no Palácio da Cultura Umberto Magnani Netto na cidade sede do projeto, no mês de junho. Após o sucesso da estreia, o musical viaja para apresentação em outras cidades, dentre elas Presidente Prudente.

Sinopse

A história “Os Saltimbancos” narra as aventuras de quatro bichos que, sentindo-se explorados por seus donos, resolvem fugir para a cidade e tentar a sorte como músicos. Os Saltimbancos, “I Musicanti” no original em italiano, é um musical infantil com letras de Sergio Bardotti e música de Luis Enríquez Bacalov, inspirado no conto “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm. No Brasil, a obra foi adaptada por Chico Buarque e ganhou músicas adicionais do artista.

O álbum do musical produzido por Chico foi considerado um clássico e uma preciosidade da MPB (Música Popular Brasileira). Ele foi lançado em março de 1977, antes mesmo da estreia do espetáculo. As canções de “Os Saltimbancos”, como “Bicharia”, “História de uma gata”, “Minha canção” e “Todos juntos”, por exemplo, penetraram no imaginário de gerações de crianças (e adultos) e até hoje são lembradas em escolas e teatros.