Valéria Garbullio/AI Santa Casa: Testes de acuidade visual são realizados com alunos do 6º ano

Foto: Valéria Garbullio/AI Santa Casa: Testes de acuidade visual são realizados com alunos do 6º ano

ACUIDADE VISUAL

Banco de Olhos oferece óculos de graça a estudantes da rede pública

  • 02/06/2019 05:41
  • Da Redação

Em Presidente Prudente, o projeto “Saúde Visual do Escolar” realiza testes de acuidade visual em estudantes do sexto ano de escolas públicas do município. Neste ano, já foram atendidos mais de 1 mil alunos pelas equipes do Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, vinculado à Santa Casa de Misericórdia, e da Faculdade de Medicina da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). Os estudantes que apresentam algum problema são encaminhados para uma consulta com oftalmologista e, em caso de necessidade, é feita a liberação de óculos sem custos.

A estudante Shaieli de Souza Simão, 11 anos, da Escola Estadual Placídio Braga Nogueira, tinha dificuldade para enxergar na lousa. Após o teste de acuidade visual, foi encaminhada para uma consulta com o oftalmologista e descobriu uma miopia. “Não sabíamos dessa dificuldade para ela enxergar de longe. Achei muito boa essa ajuda”, afirma o pedreiro Cláudio de Matos Simão, pai da aluna.

O estudante Cauã Vitor Pereira, 13 anos, faz acompanhamento com o oftalmologista no Banco de Olhos há dois anos. Ele tem ceratocone no olho esquerdo e também ficou sabendo do problema após o atendimento na escola. “Foi muito importante esse projeto para meu filho. Antes do teste, ele reclamava da visão, mas não tínhamos condições de levá-lo a um especialista”, frisa a auxiliar de limpeza Vanderléia Aparecida Pereira, mãe de Cauã.

De acordo com o presidente do Banco de Olhos, Irineu Sesti Filho, desde 2010 o projeto já atendeu mais de 22 mil estudantes. “É sempre uma emoção quando acompanho os testes nas escolas e vem um aluno agradecer os óculos, dizendo que agora não precisa mais sentar na primeira fileira para enxergar na lousa”, afirmou.

No ano passado, 273 estudantes receberam óculos de graça.  Além do projeto “Saúde Visual do Escolar”, o Banco de Olhos faz transplante e captação de córnea, captação de múltiplos órgãos e cirurgias de catarata. Anualmente, a entidade executa um evento beneficente para arrecadar recursos, sendo que o deste ano ocorre no dia 8 de junho, no Tênis Clube.

Com Assessoria de Imprensa